2.28.2014

Reino Unido planeja realizar primeira fertilização com 'duas mães'

Proposta de regulamentação foi apresentada nesta quinta-feira.
Método evita doenças mitocondriais em bebês; médicos se dividem.

Da Reuters
A Grã-Bretanha publicou nesta quinta-feira (27) uma proposta de regulamento para que o país se torne o primeiro a permitir tratamentos de fertilização em que os bebês resultantes tenham um pai e "duas mães", evitando assim a transmissão de doenças incuráveis.
Médicos elogiaram a decisão, mas críticos temem que a prática leve ao nascimento de crianças com características pré-definidas. Segundo o governo, a medida será submetida a escrutínio público e aprovação do Parlamento.
A técnica é conhecida como fertilização "in vitro" (FIV) com três genitores, porque a prole tem os genes da mãe, do pai e de uma doadora.
Paralelamente aos planos britânicos, consultores médicos dos EUA iniciaram nesta semana uma série de audiências públicas para avaliar as justificativas científicas para a realização de testes do procedimento em humanos.
O tratamento, atualmente apenas em estágio de pesquisa em laboratórios da Grã-Bretanha e Estados Unidos, representaria a primeira vez em que embriões geneticamente modificados seriam implantados em mulheres.
Como faz?
O processo envolve uma intervenção no processo de fertilização para remover o DNA mitocondrial danificado, capaz de causar doenças hereditárias como problemas cardíacos fatais, insuficiência hepática, distúrbios cerebrais, cegueira e distrofia muscular.
As doenças mitocondriais -que são incuráveis e transmitidas pela linhagem materna- afetam cerca de uma em cada 6.500 crianças no mundo todo. A mitocôndria funciona como pequenas "baterias" geradoras de energia dentro das células.
Os cientistas estão pesquisando várias técnicas de FIV com três genitores. Uma delas, sendo desenvolvida na Universidade de Newcastle, é conhecida como transferência pró-nuclear, e consiste na troca de DNA entre dois óvulos humanos fertilizados.
Outra, chamada de transferência do fuso materno, intercambia material entre o óvulo da mãe e o óvulo da doadora antes da fertilização.
Uma comissão de ética médica da Grã-Bretanha que avaliou possíveis novos tratamentos em 2012 concluiu que eles são éticos e devem ser levados à frente enquanto as pesquisas indicarem que eles serão seguros e eficazes.
Como a Grã-Bretanha está na vanguarda dessa pesquisa, as preocupações éticas, decisões políticas e avanços científicos são atentamente observados no mundo todo, especialmente nos EUA.
A consulta pública britânica sobre a proposta de regulamentação começou na quinta-feira e vai até 21 de maio.

Nenhum comentário: