2.23.2014

Sem segundo turno

Dilma tem 47% das intenções de voto e venceria no 1º turno, diz Datafolha

Apoio a Dilma é igual ao da pesquisa anterior do instituto, de novembro.
Aécio Neves tem 17% e, Eduardo Campos, 12%, diz pesquisa.

Do G1, em Brasília
2029 comentários
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (22) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” indica que a presidente Dilma Rousseff teria 47% dos votos e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Nesse cenário, Aécio teria 17% e Campos 12%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 18% e outros 6% responderam que não saberiam em quem votar.

O Datafolha entrevistou 2.614 pessoas em 161 municípios na quarta (19) e quinta (20), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior divulgada pelo Datafolha, em novembro, a intenção de votos em Dilma ficou estável – naquela ocasião, ela registrou os mesmos 47%. Em outra pesquisa, de outubro, a presidente tinha 42%.

A intenção de votos para Aécio variou para baixo, mas dentro da margem de erro da pesquisa: de 19% para 17%. Entretanto, esta foi a segunda queda seguida na taxa do senador registrada pelo instituto – na pesquisa divulgada em outubro de 2013 ele tinha 21%.

Já intenção de votos em Campos variou para cima, também dentro da margem de erro: de 11% para 12%. Na pesquisa de outubro ele tinha 15%.

Marina
De acordo com o Datafolha, Dilma também venceria no primeiro turno caso seus adversários fossem Marina Silva, do PSB, no lugar de Eduardo Campos, e Aécio Neves. Dilma tem 43% das intenções de votos nesse cenário - registrava 42% na pesquisa anterior, de novembro. Marina ficou com 23% das intenções de voto, queda de 3 pontos percentuais em relação a novembro. Aécio manteve agora os mesmos 15% da pesquisa anterior.

O cenário em que Dilma enfrenta Aécio e Campos é considerado o mais provável, mas as candidaturas só serão oficializadas pelos partidos no ano que vem. A eleição de 2014 está marcada para 5 de outubro e, além de presidente, escolherá senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.

Lula
O Datafolha também simulou a disputa tendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato, no lugar de Dilma. Lula venceria no primeiro turno nos dois cenários propostos. No primeiro, Lula registra 54% das intenções de voto, contra 15% de Aécio Neves e 9% de Eduardo Campos.

No segundo cenário, o ex-presidente enfrenta Marina e Aécio. Lula vence com 51% das intenções de voto. Marina registra 19% e, Aécio, 14%.

Veja os resultados obtidos:

Cenário A
- Dilma: 47%
- Aécio: 17%
- Campos: 12%
- Brancos/nulos: 18%
- Não sabe: 6%

Cenário B
- Dilma: 43%
- Marina: 23%
- Aécio: 15%
- Brancos/nulos: 14%
- Não sabe: 5%

Cenário C
- Lula: 54%
- Aécio: 15%
- Campos: 9%
- Brancos/nulos: 15%
- Não sabe: 6%

Cenário D
- Lula: 51%
- Marina: 19%
- Aécio: 14%
- Brancos/nulos: 11%
- Não sabe: 5%

Nenhum comentário: