2.27.2014

Sambar de salto alto pode causar lesões em pés e joelhos



 

Sambar bem e de salto alto não é para qualquer um. Que a dança fica mais bonita e graciosa também ninguém duvida, mas é importante ficar atento, pois os excessos podem provocar lesões inesperadas nos pés e nos joelhos.
Segundo o ortopedista do Hospital San Paolo, centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo, Dr. Antonio Faria, o uso do calçado com salto alto por muito tempo força a mudança da biomecânica dos membros inferiores. Dançar com ele então pode causar dores, principalmente na região anterior dos joelhos.
As lesões, de acordo com o ortopedista, podem ser traumáticas como, por exemplo, entorses de tornozelo e joelho, quedas de solo etc. Ou atraumáticas como dor na região anterior dos joelhos, fascite plantar, sesamoidite, etc. “As lesões atraumáticas são as que ocorrem por esforço repetitivo utilizando o calçado inadequado, no caso o salto alto”.
Cada pessoa tem determinada sensibilidade ao calçado. Por isso, o tempo correto de uso é diferente para cada caso. “O ideal é deixar de utilizar o salto a partir do momento que começar a sentir dor”. Além disso, cada uma das lesões tem seu exame específico, por isso percebendo qualquer alteração ou desconforto, procure um especialista.
A sesamoidite, inclusive, ficou conhecida recentemente com o caso da apresentadora Xuxa, que teve que se afastar da TV para curar a inflamação nos ossos dos pés. “A sesamoidite pode ser causada pelo uso crônico de salto alto com bico fino, porque além de mudar a biomecânica do pé, transfere o peso do corpo para a região anterior do mesmo, podendo causar, entre inúmeros problemas, o joanete”, esclarece o médico.
Mas ninguém precisa deixar de usar salto neste carnaval, é um belo adereço e faz parte do figurino de muitas passistas, Dr. Antonio Faria apenas recomenda o cuidado para evitar quedas ao solo e torções, principalmente. “Evitar também os exageros. Se for sambar à noite com este tipo de calçado, evitá-lo durante o dia”, finaliza.


www.hsanpaolo.com.br

Nenhum comentário: