2.28.2014

EXCESSO DE AÇÚCAR PODE CAUSAR DANOS AO CORAÇÃO

Excesso de açúcar pode causar danos ao coração

Descubra por que o doce pode ser prejudicial ao coração e veja como evitar problemas.

Pesquisadores descobriram que comer alimentos açucarados aumenta o risco de morrer de doenças cardíacas. Eles analisaram dados de uma amostra representativa a nível nacional de um estudo extenso de 20 anos sobre saúde e mortalidade do qual participaram 31.147 adultos. O estudo foi publicado online no periódico Jama Internal Medicine.
Todos os participantes realizaram exames físicos e responderam a um questionário sobre alimentação. Os cientistas calcularam a porcentagem total de calorias ingeridas provenientes de açúcares adicionados aos alimentos como bebidas açucaradas, sobremesas e outros alimentos – que não estão presentes como elemento natural de frutas e sucos de frutas.
Eles descobriram que mais de 10% das calorias ingeridas pelos participantes provinha de açúcares adicionados. Após adequar os fatores idade, tabagismo, atividade sexual, índice de massa corporal, atividade física, entre outros, eles descobriram que o risco de ter doenças cardiovasculares aumentava 30% para as pessoas cuja proporção de calorias provenientes de açúcares adicionados era de 10 a 25%, em comparação às pessoas para as quais essa proporção era inferior a 10%. Esse risco quase triplicou entre os participantes cuja dieta incluía 25% de açúcar adicionado.
"As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos Estados Unidos. A ingestão de açúcares é um fator de risco modificável", afirmou Quanhe Yang, principal autor do estudo e epidemiologista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Nenhum comentário: