2.25.2014

COMA ATÉ O CAULE E NÃO SE PREOCUPE COM AS CALORIAS!


Coma até o caule e não se preocupe com as calorias!
Aproveite os benefícios dos alimentos que crescem debaixo da terra.

O ditado popular diz “como até o caroço”, mas, para falar de alguns alimentos conhecidos da mesa dos brasileiros, tem que ser até o caule mesmo! Estamos falando dos tubérculos, que é como a botânica chama as plantas que se desenvolvem embaixo do solo. Para nós, são as mais que conhecidas raízes que levamos à mesa: batata, cenoura, beterraba e muitas outras.

Estes alimentos são ricos em nutrientes, justamente por se desenvolverem embaixo da terra, e fazem muito bem à saúde, pois são fontes de vitaminas do complexo B e C, cálcio, fósforo, e alguns antioxidantes como o betacaroteno.

Além disso, essas raízes podem dar muita energia ao nosso organismo, pois têm em sua composição carboidratos complexos, ou seja, são idéias para fazer parte de uma alimentação diária balanceada.

As formas mais saudáveis de se preparar esses alimentos, segundo nutricionistas, são purês, sopas, assados ou cozidos no vapor. Opções como a cenoura e o nabo podem ser incluído crus em saladas, que ficam uma delícia!

Para montar um cardápio bem colorido, nutritivo e com baixas calorias para a sua família, veja as propriedades de cada um desses alimentos:

Beterraba: é fonte de ferro, potássio e ácido fólico, essenciais para o desenvolvimento do feto. Por isso o consumo da beterraba é tão importante para as mulheres grávidas. É fonte de fibras e ajuda no funcionamento do intestino. Além disso, combate a anemia e doenças cardiovasculares.
Valor calórico: 32 kcal/ 100g

Cenoura: possui grande quantidade de vitaminas A, B e C, magnésio, ferro, cobre, iodo e cálcio. Ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas.
Valor calórico: 30 kcal/100g

Nabo: fonte de vitamina C, cálcio e potássio. Quando cozido, tem função diurética. As folhas dessa raiz podem ser consumidas também, pois são ricas em betacaroteno.
Valor calórico: 18 kcal/ 100g

Batata: rica em vitaminas do complexo B e C. Entre elas, a vitamina B6, que é a responsável pela formação das células do organismo. Possui ainda quercetina, substancia antioxidante que exerce o papel de proteger o organismo do desenvolvimento de células cancerígenas.
Valor calórico: 80 kcal/ 100g

Inhame: excelente fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e fósforo, que são fundamentais para fortificar os ossos e dentes. E este é um alimento de fácil digestão, o que é ótimo para o bom funcionamento do corpo.
Valor calórico: 97 kcal/ 100g

Mandioca: rica em fibras, licopeno e betacaroteno. Ajuda a saciar a fome e a regular o intestino. Combate o envelhecimento da pele.
Valor calórico: 125 kcal/ 100g

Batata doce: é cheia de carboidratos e vitamina A, nutrientes indispensáveis para a conservação da saúde da pele. Auxilia na prevenção de infecções, além de ser rica em cálcio, fósforo e ferro.
Valor calórico: 77 kcal/ 100g

Rabanete: possui grande quantidade de vitamina C e niacina, que servem para dar resistência aos tecidos e age contra infecções.
Valor calórico: 14 kcal/100g

Nenhum comentário: