2.25.2014

8 DICAS PARA SOBREVIVER AO VERÃO MAIS QUENTE DOS ÚLTIMOS TEMPOS

8 dicas para sobreviver ao verão mais quente dos últimos tempos
Algumas dicas indispensáveis para você superar os termômetros nas alturas.

Nunca se viveu um verão tão quente. Pesquisas indicam que o ano de 2014 iniciou com as temperaturas mais altas de todos os tempos. Em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, a sensação térmica chegou a 50ºC. O problema é que os termômetros lá em cima prejudicam diretamente a nossa saúde.
De acordo com a Dra. Ligia Raquel Brito, clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), o organismo precisa manter a temperatura interna estável entre 36 a 37,4 graus C. Em razão disso, há alterações que podem gerar situações de desconforto, quando ocorre alterações da temperatura externa mais elevadas. 
“Diante do calor do verão, por exemplo, o corpo precisa manter a temperatura interna máxima em 37,4 graus C. Para isso, começa a eliminar água (suor) para diminuir a temperatura interna. Nessas horas, sentimos o suor com mais intensidade e mais oleosidade nas áreas do corpo com glândulas sebáceas”, revela Dra. Ligia. 
Para eliminar líquidos, o corpo também trabalha num ritmo mais acelerado, o que causa o dilatamento dos vasos sanguíneos. “Por estar funcionando de forma mais intensa, o organismo passa ao cérebro a sensação de cansaço. É quando sentimos moleza, falta de ar e fraqueza, que podem culminar até em queda de pressão, caso a pessoa não se hidrate e alimente de forma correta”, destaca.
Segundo a médica, é normal as pessoas comerem menos durante a estação, justamente pelo corpo criar uma falsa sensação de saciedade, motivada pela dilatação. 

Confira oito dicas para evitar problemas com as altas temperaturas do verão: 

• Tome muito líquido. São indicados 2 litros por pessoa, durante um dia;
• Coma frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são de rápida absorção e não sobrecarregam o metabolismo;
• Pratique atividade física até as 10h e depois das 16h. Nesses intervalos, a incidência de raios UVA e UVB são menores e não prejudicam a pele;
• Utilize filtro solar e lembre-se de repassá-lo, a cada 3 horas, durante o dia;
• Use hidratante com filtro solar sem óleo (“oilfree”) principalmente nas extremidades. Áreas constituídas por glândulas sudoríparas e sebáceas, como rosto e axilas, não necessitam de menor hidratação nesta época do ano;
• Opte por roupas leves e de algodão, que facilitam a absorção de suor e não deixam o corpo com umidade por longos períodos;
• Tome cuidado com picadas de inseto. Observe os sintomas após o contato, uma vez que a transmissão de dengue é alta no verão;
• Beba água e coma alimentos de procedência reconhecida. É normal a contaminação nessa época por determinados tipos de bactérias e vírus, que se proliferam com mais facilidade.

Nenhum comentário: