5.15.2014

Saiba quais alimentos e medicamentos que poderão dar alergia e as reações mais comuns


O cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e a alergista Ariana Yang para falarem sobre alergias a alimentos e medicamentos. Tem gente que não pode, por exemplo, comer camarão, ovo ou nada que tenha leite porque já tem alguma reação. De acordo com a alergista Ariana Yang, as reações podem ser simples ou graves. Elas costumam aparecer na pele, que são as mais comuns e menos graves, como inchaço, coceira e placas vermelhas; no estômago, como dor abdominal, náuseas, vômito e diarreia; no sistema respiratório, como dificuldade de respirar, aperto na garganta e tosse;ou ainda no sistema circulatório, como pulso fraco, sensação de desmaio e queda de pressão.

info doença celíaca e intolerância à lactose (Foto: arte / G1)
A médica alerta, no entanto, que existe o quadro mais grave, quando ocorrem reações em mais de um lugar: o choque anafilático. Isso acontece quando o corpo fica incapaz de transportar oxigênio para outras partes, podendo levar até mesmo à morte, como alertou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui. Nesse caso, portanto, é fundamental que o paciente seja encaminhado imediatamente a um hospital.
Uma das dicas principais para evitar reações é ler o rótulo dos alimentos, principalmente para quem tem alergia ao leite ou intolerância ao glúten ou lactose. É preciso também fazer escolhas na hora de comer e preparar pratos específicos (veja como preparar algumas receitas, clicando aqui). Os médicos falaram ainda sobre alergia a remédios - antibióticos (penicilina e amoxicilina) ou analgésicos e antiinflamatórios (diporona, dicoflenaco ou ácido acetilsalicílico), por exemplo, são os que mais podem causar reações, que podem demorar um pouco para aparecer e são mais comuns na pele.


Alergia a alimentos
Alergia alimentar pode ser difícil de diagnosticar porque existem vários tipos de reações adversas a alimentos. Um desses é a alergia alimentar. As reações causadas por alimentos podem ser consideradas:
Intolerância ou reação anormal a um alimento ou um aditivo alimentar. Ao contrário de uma reação alérgica onde o sistema imunológico é ativado e lança uma resposta, a intolerância a alimentos pode ocorrer pela falta de uma enzima necessária para a digestão desse alimento. Por exemplo, pessoas que não produzem lactase, enzima responsável pela digestão da lactose (açúcar do leite) não toleram alimentos com leite. Essa dificuldade de digerir o leite poderá resultar em sintomas desagradáveis, mas não significa uma alergia.
Envenenamento por alimento é uma reação a substâncias tóxicas, bactérias ou parasitas presentes em comida contaminada.
Reações farmacológicas à comida são reações a aditivos alimentares ou a elementos químicos que ocorrem naturalmente nos alimentos. Se você fica nervoso ou irritado ao consumir café, essa é uma reação farmacológica à cafeína.
Alergia alimentar é o resultado de uma reação alérgica a um alimento ou aditivo alimentar. Ela pode se manifestar como náusea, vômito, diarréia, urticária, inchaço nos lábios, olhos, língua e, também, como crise de asma. A situação mais grave de alergia a alimentos é o choque anafilático.
Os alimentos mais associados a choques anafiláticos são amendoins, nozes, mariscos, crustáceos, clara de ovo e sementes, como o gergelim. Os alimentos que mais provocam alergia são: leite de vaca, ovos, amendoim, mariscos e castanhas. Ter alergia a amendoim (que é um legume), não significa ser alérgico a todos os tipos de castanha, mas isso é possível.
Na avaliação da sua condição, seu médico especialista pode aplicar testes ou solicitar dosagens no sangue para confirmar ou descartar a possibilidade de você ser alérgico a alimentos. Se a suspeita se confirmar, o melhor é que você evite os alimentos a que você é alérgico, por menor que seja a sua quantidade.

Alergia a medicamentos
Alergia a medicamentos é a principal causa de reações anafiláticas, as quais podem ser mortais. As drogas mais associadas a esse tipo de reação são: analgésicos (ácido acetilsalicílico, dipirona), antiinflamatórios, antibióticos, relaxantes musculares, alguns anticonvulsivantes, além de sangue ou seus componentes. Alguns alimentos e aditivos alimentares também podem provocar reações anafiláticas.
Se você tem alergia a remédios é muito importante ter esse tipo de informação impresso entre seus documentos pessoais. Carregar um cartão com os tipos de alergia que você tem pode ajudar médicos e equipes de resgate a tratá-lo com mais precisão. Peça que seu médico lhe oriente na confecção deste cartão de identificação.
Se você suspeita que apresentou reação alérgica a algum medicamento procure orientação especializada para esclarecer a sua condição.



 

Nenhum comentário: