5.13.2014

10 dicas pouco conhecidas para iPad e iPhone

dicas-basicas
Olá amigos, existem certos truques e segredos que até mesmo os usuários que se consideram avançados não conhecem, este post revelará 10 dicas pouco conhecidas especiais para otimizar o uso do iPad e do iPhone em seu dia-a-dia.
É certo que alguns de vocês talvez já conheçam, mas mesmo assim muitas vezes nos esquecemos de colocá-las em prática, isto pode nos fazer perder tempo e sermos menos produtivos, elas são muito importantes principalmente aqueles que utilizam o iPad ou iPhone no trabalho.

Toque para subir ao topo

Uma dica muito interessante e que facilitará seu dia-a-dia no uso do iPad ou iPhone é o de tocar na barra de status (a do relógio e bateria) para subir até o topo da tela. Essa dica serve para quase todos os aplicativos, digamos que você tenha rolado a página para ler algo mais abaixo, quando precisar voltar ao topo, normalmente rolaria tudo novamente não é mesmo? Bom, saiba que não é necessário, um simples toque te leva diretamente ao topo!

Atalhos de teclado

Emoticons no iPad e iPhone
Existem vários atalhos que facilitam as tarefas diárias no iPad e no iPhone, estes atalhos de teclado são muito bem-vindos em todos os momentos, vamos conhecer alguns:

  • Toque e segure no botão de criar uma nova mensagem no Mail, automaticamente ele mostrará os últimos rascunhos salvos;
  • Toque no botão .?123 e deslize o dedo para o número que deseja inserir, o teclado voltará automaticamente ao modo de letras após soltar seu dedo;
  • Ao digitar um endereço da web, como e-mail ou domínio toque e segure o botão ‘.com’ para poder ver outras terminações rápidas (ex: .net, .br, .gov, etc);
  • Adicione emoticons para usar em suas mensagens, basta ir em Ajustes > Geral > Internacional > Teclados > Adicionar novo teclado > Emoji, para usá-lo basta tocar no globo terrestre ao lado da barra de espaço;
  • Você pode dividir o teclado do iPad em dois, para facilitar a escrita com os polegares, para isso deslize com os polegares do centro da tela para as bordas, o teclado irá separar-se em dois. Para desfazer realize o procedimento invertido;

Acesso rápido aos aplicativos

Quando nossos dispositivos apresentam alguma notificação na tela bloqueada podemos ir diretamente ao assunto dentro do aplicativo para retomar a comunicação, basta deslizar o dedo sobre a notificação, do ícone até o lado direito. Funciona como o desbloqueio de tela, mas se fizer na notificação será levado diretamente ao assunto desejado.

Deslize para procurar

Quem baixou muitos aplicativos e está um pouco perdido, ou quer encontrar uma mensagem de e-mail, talvez algum documento, poderá contar com um sistema integrado de busca chamado Spotlight, ele se encontra na tela inicial do iPad, deslizando uma vez da esquerda para a direita.

Leia sites sem poluição

Modo leitor no Safari do iPhone e iPad
Uma das funções que não me deixam largar o Safari como navegador no iPad e no iPhone é a “Leitor”, ao ler sites ou blogs, quando estiver dentro de um artigo poderá tocar nele que se encontra no canto direito da barra de endereço, o que ele faz? Limpa todo o conteúdo deixando somente o texto em um tamanho agradável para a leitura.

Troque rapidamente entre os aplicativos

Nossos iPads e iPhones possuem sempre aplicativos rodando em background, existe uma barra com atalhos para poder trocar rapidamente de aplicativo e seguir utilizando os Apps recentes, basta tocar duas vezes no botão Home (o redondo central) e verá uma lista com diversos aplicativos, deslize para a direita para encontrar mais Apps. Se deslizar para a esquerda encontrará alguns comandos do reprodutor de música.

Botão de disparo

Quando usamos as câmeras do iPad ou do iPhone podemos contar com um botão físico, ideal para quem gosta de tirar fotos de si mesmo, ou em qualquer ocasião, o botão de aumentar o volume dispara a foto. Muito mais fácil do que buscar o botão digital na tela não é mesmo?

Tire fotos da tela

Ideal para compartilhar o que você vê em sua tela com seus amigos, ou com o Suporte do iPadDicas, você pode tirar uma foto da tela do iPhone ou iPad pressionando o botão Power e logo o botão Home, sem soltar o anterior. Um flash branco indicará o sucesso do procedimento.

Escolha: Mudo ou bloqueio de rotação (somente iPad)

Muitas pessoas não sabem dessa possibilidade e quando atualizam seus iPads ficam desesperados pois o sistema mudou a forma padrão. O botão que está acima do controlador de volume no iPad serve para duas coisas: bloquear a rotação da tela ou ativar o mudo (sem som). Você pode escolher para qual delas deseja utilizar, vá em Ajustes > Geral > Usar Interruptor lateral para.

Porta retrato digital (somente iPad)

Usando iPad como Porta retrato digital
Uma função muito bacana do iPad é a de porta retrato digital, você poderá deixá-lo de pé ou deitado utilizando sua capa favorita (como a Smart Case ou Smart Cover da Apple), o iPad passará um slideshow sem fim com todas as suas fotos favoritas. Ideal para decorar a sala quando há visita. Para ativá-lo toque no botão “Flor” da tela bloqueada.


Leitura complementar:

Nenhum comentário: