Brasília -  O bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, ganhou nesta terça-feira um habeas corpus do desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que permite a sua liberdade. Ele estava preso desde a última sexta-feira, quando foi condenado a 39 anos de prisão.
Foto: Divulgação
Cachoeira na sua primeira passagem pela prisão | Foto: Divulgação
A decisão de Tourinho Neto é uma liminar, cabendo ainda recurso e o mérito ainda tem que ser analisado completamente por uma das turmas do TRF (sendo cada turma composta por três desembargadores). O julgamento total do mérito não tem data para ocorrer.
O desembargador disse em sua decisão que não há prisão preventiva com tempo quantificado e que esse tipo de prisão só pode pode ser decretada para garantir a ordem pública, a ordem econômica, a conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da pena, o que não é nenhum destes casos.
Carlinhos Cachoeira foi preso no dia 7 de dezembro, quando foi condenado a 39 anos de prisão por peculato, corrupção ativa, violação de sigilo e formação de quadrilha.