12.11.2012

Maçã como aliada das mulheres

Considerada a fruta mais antiga do mundo, a maçã cresce na terra há 80 milhões de anos e tem papel de destaque na história da humanidade em diferentes momentos.  Envolvida em intrigas que acabaram em guerras, amores e descobertas científicas. Está presente na tentação e pecado de Adão e Eva; na origem da guerra de Tróia, na sabedoria celta; em Guilherme Tell e a independência suíça ou na Lei da gravidade de Newton. Está até nos parques de diversão, embaladas em caldas. Agora é elevada ao papel de protetora contra as doenças cardíacas. Segundo estudo da Florida State University, nos EUA, feito com a participação de 146 mulheres com idades entre 45 e 65 anos. Um grupo comeu diariamente 75 gramas de maçãs desidratadas. Outro grupo comeu ameixas durante o mesmo período. Ao fim do primeiro, do terceiro, do sexto e do décimo segundo meses foram retiradas amostras de sangues de todas as envolvidas.  As mulheres que comeram maçãs diminuíram o colesterol em 25%, revelando a excelente proteção contra as doenças cardíacas na pós-menopausa proporcionada pela fruta.
Nos primeiros três meses foi registrada uma redução em 9%, do colesterol  total, enquanto que os níveis do LDL foram reduzidos em 16%; com seis meses o grupo registrou uma redução do colesterol total de 13%, enquanto que o colesterol LDL foi reduzido em 24%. O consumo de maçã proporcionou, ainda, a diminuição dos níveis de hidroperóxido lipídico e proteína C reativa.
É uma excelente informação, principalmente quando se leva em consideração que as mulheres na pós-menopausa são classificadas como um grupo de alto risco de ataques cardíacos e derrames.
O pesquisador Bahram H. Arjmandi disse que além da redução expressiva nos níveis do “mau colesterol”, houve elevação do  em cerca de 4% no “bom” colesterol ou HDL. As 240 calorias extras, consumidas através da maçã desidratada, não provocou aumento de peso nas mulheres, que segundo Arjmandi perderam, em média, 1,5 Kg de peso. Ele credita à pectina presente na maçã a sensação de saciedade e consequente demanda por menos alimentos. Além disso, é um fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.  Cada 100 gramas de maça possui, em média, 55 calorias e 1,5 gramas de fibras.
A maçã é um fruto com propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e cordas vocais e ótimo também para evitar a constipação intestinal. Aqui no Brasil é fácil encontrar nos mercados diferentes variedades, especialmente as fuji, gala, red, verde, melrose e Brasil.
O estudo foi publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.
Um excelente fim de semana e use e abuse das frutas.

Nenhum comentário: