12.11.2012

Tendinite, Tendinopatia e Tendinose


A tendinite, a tendinopatia e a tendinose são três termos que estão do dia a dia do consultório ortopédico e do especialista em medicina esportiva.

O que é a Tendinite?
O nome Tendinite significa inflamação do tendão. Na verdade, o que ocorre na maioria dos casos é uma inflamação ao redor do tendão. Chamados essa inflamação de tenossinovite, pois ela provoca uma inflamação na bainha do tendão, A tendinite é provocada por uma doença, pelo uso excessivo do tendão ou ainda por posição inadequada ao realizar os movimentos. Na inflamação aguda, nos exames de imagem, algumas vezes vemos edema dentro do tendão.

Tendinite no Cotovelo
A tendinite no cotovelo é causada por tensões ou excesso de movimentos realizados com os músculos ou ligamentos do cotovelo.Esse tipo de tendinite é comum em atletas de esportes com raquetes, principalmente quando fazem uso de técnicas inadequadas. Outra causa é o uso em excesso dos músculos do cotovelo em trabalhos repetitivos, como na indústria ou digitação.

O diagnóstico da tendinite do cotovelo é feito através da análise clínica dos sintomas e de exames complementares, como a radiografia. Os exames possibilitam a detecção de inflamações ou alterações nos ligamentos ou músculos, que caracterizam a tendinite.

O tratamento para tendinite no cotovelo é feito através da combinação de medicamentos e fisioterapia. Os medicamentos utilizados são antiinflamatórios e relaxantes musculares, que controlam a inflamação e amenizam os sintomas. As compressas diárias de gelo são importantes aliadas nesse tratamento, em alguns casos pode ser necessária a imobilização do cotovelo. Durante o tratamento é preciso diminuir o ritmo de atividades físicas, e para fortalecer os músculos e ligamentos são recomendadas algumas sessões de fisioterapia.

O que é Tendinopatia?
A tendinopatia significa doença do tendão. O tendão doente surge quando o paciente permanece com uma inflamação crônica na região durante muito tempo. O quadro inicial de dor ou de desconforto no tendão, com o passar do tempo, provoca doença na estrutura do tendão que fica mais fraco e sujeito a uma ruptura com pequeno esforço. No quadro inicial de dor no tendão dizemos que o paciente está com tendinite essa inflamação em geral está ao redor do tendão(tenossinovite) porém, com o passar do tempo todo o tendão fica doente e surge a tendinopatia.

O que é Tendinose?
A tendinose é e certa forma igual a tendinopatia, o termo é usado na descrição dos exames de imagem principalmente da ressonância magnética das articulações. Poderíamos definir tendinose como o aspecto imaginológico da tendinopatia. Quando o radiologista descreve um tendão como tendo tendinose ele quer dizer que esse tendão apresenta características estruturais diferente do tendão sadio. Na ressonância do ombro a tendinose do supraespinal (supraespinhoso) significa que o tendão apresenta-se espessado com áreas de edema e eventualmente pequenas rupturas intra-substanciais, resumidamente o tendão está doente. essa doença do tendão provavelmente foi provocada por uma doença crônica na região.

Nenhum comentário: