12.10.2012

Nevasca cancela voos e causa morte na Europa

Mulher grávida fica presa em engarrafamento devido ao mau tempo e dá à luz em caminhão

Com Reuters e Bloomberg

Pessoas se protegem da neve em Belgrado, na Sérvia
Foto: Darko Vojinovic/AP
Pessoas se protegem da neve em Belgrado, na Sérvia Darko Vojinovic/AP

FRANKFURT — Mais de um quarto dos voos programados para sair do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, foram cancelados devido a forte nevasca neste domingo. De acordo com a Bloomberg, 377 voos permaneceram no chão até as 18h (no horário local). Com temperaturas de -20ºC em algumas partes do país, segundo informações do site “Deutscher Wetterdiens”, o serviço ferroviário alemão também reduziu a velocidade máxima dos trens para diminuir as chances de acidente, causando atrasos e cancelamentos.
A Deutsche Lufthansa, segunda maior companhia aérea da Europa cancelou pelo menos 258 voos neste domingo, em Frankfurt, Munique, Berlim e Dusseldorf para destinos internacionais, incluindo São Francisco e Chicago, de acordo com a site da empresa.
Berlim também foi atingida pela nevasca no domingo, mas um porta-voz do aeroporto da capital, disse que os atrasos de voos eram de até 20 minutos e que o número de cancelamentos de voo era consideravelmente baixo.
No norte da Sérvia, duas pessoas morreram devido à baixa temperatura na região, de acordo com as autoridades de saúde. Centenas de pessoas tiveram de ser resgatadas por veículos após a queda da neve pesada e os ventos que perduraram neste fim de semana.
Grávida dá à luz em caminhão
Uma mulher grávida tentou alcançar a maternidade no norte da cidade de Zrenjanin, também na Sérvia, mas a ambulância ficou presa em um engarramento por causa da neve. A equipe médica transferiu a paciente para um caminhão aquecido, onde ela deu à luz uma menina saudável e batizou-a de Snezana (Branca de Neve).
As autoridades sérvias declararam estado de emergência em vários municípios e proibiu o tráfego de carga pesada em todo o país numa tentativa de manter as estradas abertas. A neve também atingiu a vizinha Croácia no fim de semana. Uma pessoa morreu congelado na cidade central de Korenica. O clube automobilística da Croácia advertiu motoristas a não viajarem a menos que fosse absolutamente necessário.

Nenhum comentário: