Imunização
Espera-se que a imunização seja feita em dose única e funcione contra os 4 tipos do vírus. Previsão é de que a vacina esteja disponível em 5 anos
Vacina contra dengue começará a ser testada em brasileiros em outubro
(Jeffrey Hamilton/Thinkstock)
Os testes no Brasil serão realizados em três etapas. Na primeira, serão recrutados cinquenta voluntários de São Paulo — todos adultos saudáveis, que nunca contraíram o vírus e com idade entre dezoito e 59 anos. Esse grupo será imunizado em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Na segunda etapa, participarão também pessoas que já tiveram a doença. Nessa fase, serão recrutados mais 250 voluntários das cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, no interior do estado, e a vacina será aplicada em dose única.
Na terceira e última fase, pessoas de diversas idades e regiões do Brasil serão submetidas aos testes. Os resultados dessa etapa servirão de base para a solicitação do registro da vacina na Anvisa. A previsão é de que, se os testes forem bem sucedidos e após feito o registro, a vacina esteja disponível para a população dentro de cinco anos.
Pesquisa — A vacina tetravalente (protege contra os quatro tipos do vírus) começou a ser desenvolvida em 2006, em parceria com institutos de saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no território americano e, posteriormente, enviados ao Instituto Butantan, em 2010. A expectativa é de que a vacina seja capaz de imunizar, em uma só dose, contra os quatro tipos do vírus que causa a dengue.
Nos Estados Unidos, a vacina já foi testada em mais de 600 americanos e se mostrou eficaz contra os todos tipos de vírus. Os voluntários não apresentaram efeitos colaterais significativos, apenas dores e vermelhidão no local da aplicação — reação considerada normal após uma vacinação.
Leia também:
Instituto Butantan vai testar vacina contra a dengue em 300 voluntários
Brasileiros usam luz para exterminar mosquito da dengue
Nenhum comentário:
Postar um comentário