3.25.2014

Mulheres se sentem invisíveis aos 51 anos, diz estudo


Cabelos brancos, um dos motivos de rejeição, segundo elas
Foto: Reprodução

Pesquisa destaca autoconfiança abalada. Mais de dois terços daquelas acima de 45 anos acham que não são notadas pelos homens
  • Apenas 15% das mulheres acima de 45 anos relatam segurança
O Globo 
Cabelos brancos, um dos motivos de rejeição, segundo elas Reprodução
LONDRES - Um detalhado estudo com duas mil mulheres revelou que grande parte delas sente não receber a devida atenção masculina depois dos 50 anos. Muitas vão além e dizem que são “ignoradas”. As mulheres reclamam de uma baixa na autoconfiança depois dessa idade e culpam os cabelos brancos, a necessidade de óculos e até a luta para encontrar roupas da moda que vistam bem em seus corpos
O estudo sobre estilo de vida também descobriu que mais de dois terços das mulheres acima de 45 anos que entram em uma sala se sentem completamente ignoradas pelo sexo oposto. Mais da metade disse se sentir “deixada de lado” e “julgada negativamente” por causa da idade. Apenas 15% daquelas acima de 45 anos relataram segurança alta ou muito alta, enquanto metade se descreveu como sem segurança nenhuma. A maior causa deste declínio de autoconfiança, segundo elas, é o sentimento de ter tido a imagem deteriorada ao longo dos anos.
Quatro em cada dez mulheres disse não ter mais a mesma atenção dos homens, e mais da metade relatou se sentir intimidada pela presença de mulheres mais jovens em eventos sociais. Seis em cada dez sentem que a vida moderna privilegia mulheres mais jovens enquanto 46% pensam que muitas das angústias pelas quais as mulheres mais velhas passam não é visto ou comentado.
A pesquisa também examinou os efeitos da menopausa na segurança das mulheres conforme elas envelhecem. Os resultados mostraram que cerca de uma em cinco mulheres que passaram pelos sintomas da menopausa tiveram dificuldade em encontrar respostas para as perguntas da pesquisa sobre o que estavam enfrentando. Apenas 13% disseram que as mulheres tinham um bom apoio no processo de menopausa. A pesquisa, que também envolveu 500 homens, mostrou que muitos não querem ver a chegada da menopausa.
A especialista em menopausa Eileen Durward, que acompanhou as mulheres durante o estudo conduzido pelo site A.Vogel, disse ao “Daily Mail” que “os resultados mostram um declínio preocupante de autoconfiança em mulheres que se deparam com o envelhecimento”.
- As mulheres precisam saber que não estão sozinhas e que há ajuda possível. Ondas de calor são um bom exemplo do que pode abalar a autoconfiança, especialmente em situações sociais ou no trabalho e muitas mulheres não percebem que medidas simples, como respirar devagar ou tomar um fitoterápico pode dar alívio a este sintoma da menopausa - diz a especialista.

Nenhum comentário: