4.30.2014

MANTENHA AS MÃOS REJUVENESCIDAS

Mantenha as mãos rejuvenescidas
Dicas para você envelhecer bem e com saúde.


Diariamente são publicadas matérias, notícias e dicas sobre como manter a saúde, o peso em dia, a alimentação balanceada e etc. Porém, muita gente anda esquecendo-se de uma parte do corpo que, quando não é bem cuidada, pode envelhecer ainda mais rápido do que o resto, devido a sua constante exposição ao sol, vento, frio, e demais traumas que ela está disposta a sofrer: as mãos.
O envelhecimento natural, combinado com os fatores citados acima, contribui para que a pele da mão se torne flácida, desidratada, perca elasticidade e fique com veias, saliências ósseas e tendões muito nítidos. Além disso, é comum o aparecimento de manchas escuras, chamadas de manchas senis.
O hand lifting, ou plásticas das mãos, é um tratamento estético feito para amenizar o aspecto causado pelo envelhecimento nas mãos. “A técnica consiste em retirar o excesso de tecido que leva à flacidez”, explica o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba – PR, que complementa, “esse é um procedimento relativamente rápido, não exige hospitalização e pode ser realizado com anestesia local”.
Outra opção para quem está incomodado com a aparência das mãos é a lipoenxertia, ou enxerto de gordura. “Nesse procedimento, o especialista retira uma pequena quantia de gordura de outro local do corpo para que este seja reinserido nas mãos, o que resulta em uma mão com a aparência mais jovem”, comenta.
Ainda existem o Peeling químico, que pode ser feito com o auxílio do ácido glicólico, solução de Jessner, ácido tricloroacético entre outras. “Esses ácidos são úteis na remoção das manchas senís e na melhora da textura da pele”, explica Pacheco.
O procedimento deve ser escolhido em acordo entre o paciente e o médico, de modo que o paciente tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Porém, independente do procedimento escolhido, o pós operatório de todos é parecido, envolvendo os mesmos cuidados: evitar sol, vento e frio na região, assim como repousar as mãos o máximo possível. “E, caso surjam dores na região, elas são facilmente controladas com medicamentos”, conclui Pacheco.

Saiba ainda: 

Cinco dicas simples para manter a saúde e beleza das mãos

maos
Boa tarde, meninas! A semana está terminando e eu aposto que a maioria das leitoras vai correr para a manicure e deixar as unhas bem bonitas para o fim de semana, acertei?
Atualmente, com a infinidade de cores de esmaltes no mercado, sempre nos deparamos com o dilema de qual cor passar. Mas essa não deve ser a nossa única preocupação quando se trata das nossas mãos, principalmente porque elas estão sempre em contato com objetos e pessoas, absorvendo bactérias e podendo causar contaminação quando as levamos à boca.
Sabemos que é importante lavar as mãos sempre que possível, principalmente antes de comer ou manusear alimentos, mas as unhas também merecem atenção especial. Dá pra aliar a higiene à beleza seguindo algumas dicas básicas:

1) Evite tirar a cutícula profundamente, porque ela é uma película protetora contra a entrada de microorganismos. O certo é somente empurrá-la com a espátula e remover apenas o excesso de pele;

2) Certifique-se de que os instrumentos utilizados pela manicure no salão foram devidamente esterilizados ou, se possível, leve seu próprio alicate;

3) Procure tirar o esmalte pelo menos um dia antes de pintar as unhas de novo para evitar que elas ressequem e enfraqueçam;

4) Não deixe as mãos úmidas por muito tempo. A umidade favorece o aparecimento de micoses. Quem trabalha expondo as mãos à água deve redobrar a atenção para evitar fungos e bactérias. Se você gosta de manter as unhas compridas, mantenha-as sempre limpas na parte de baixo.

5) Tenha sempre na nécessaire um frasquinho de álcool gel e hidratante para cutículas. O primeiro garante a limpeza mesmo quando não há lugar próximo para lavar as mãos, e o segundo evita que as cutículas ressequem, além de melhorar a aparência caso não dê tempo de passar na manicure.
Esses cuidados são importantes, mas é sempre bom lembrar que, caso apareça alguma alteração nas unhas, como manchas, descamação ou mudança de cor, é essencial procurar um dermatologista para verificar se não há algum problema mais sério.

Nenhum comentário: