5.02.2014

RELAÇÃO ENTRE SONO INTERROMPIDO E DISSEMINAÇÃO DO CÂNCER

Médico descobre relação entre sono interrompido e disseminação do câncer

Veja o resultado de uma pesquisa que comprova este fato.


Um pediatra árabe-israelense descobriu uma correlação entre o sono interrompido e a disseminação de tumores cancerígenos, o que poderá abrir um novo caminho na fabricação de medicação contra o câncer. A pesquisa foi feita durante dois anos pelo o dr. Fahed Hakim, 40 anos, do Rambam Medical Center, em Haifa, no hospital infantil da Universidade de Chicago.
A conexão entre problemas de saúde e o sono fragmentado já era conhecida, diz Hakim. Por exemplo, crianças que não dormem o tempo necessário para a idade apresentam dificuldades de cognição e memória e desenvolvem uma grande tendência para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
“Sabíamos por estudos epidemiológicos que as pessoas cujo Ritmo Cirdaniano é interrompido – como os trabalhadores noturnos – apresentam maior incidência de câncer”, diz Hakim. “Também sabíamos que os que sofrem de apneia do sono, os que roncam e acordam dezenas de vezes à noite têm maior tendência ao câncer. Em outras palavras, quanto mais as pessoas são hipóxicas – com menos nível de oxigênio – mais elas terão predisposição a tumores. Então decidimos perguntar como isso acontece e porquê”, completa.
Hakim testou dois grupos de ratos, deixando um dormir normalmente e outro sendo repetidamente acordado. Células cancerosas foram injetadas nos dois grupos; no segundo os tumores se espalharam mais rapidamente. Isso porque eles desenvolveram mais macrófagos do tipo M2, que são as células que ajudam os invasores do corpo, como os tumores.

Nenhum comentário: