5.03.2014

Beltrame anuncia dois mil policiais nas ruas do Rio na próxima semana

Medida foi antecipada para combater altos índices de criminalidade.
Comunidades pacificadas sofreram com ataques na última semana

Do G1 Rio
59 comentários
Após os ataques a áreas pacificadas como o conjunto de favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, e a favela da Rocinha, na Zona Sul, ambas com Unidades de Polícia Pacificadora, o governo do RIo decidiu ampliar o número de policiais nas ruas a partir da próxima segunda-feira(5), somando 2 mil homens. A medida seria tomada mais próxima à Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho, mas acabou sendo antecipada.

O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, no twitter da secretaria. Segundo ele, o policiamento mais ostensivo servirá para diminuir os índices criminais no Rio de Janeiro, que aumentaram desde o fim do segundo semestre de 2013. Segundo ele, é necessário um cuidado maior em locais como a Rocinha, que possui maior extensão. A comunidade sofreu com um intenso tiroteio na noite desta quinta-feira(1º), durante o qual uma pessoa morreu e duas pessoas ficaram feridas.

"Teremos operações pela frente para tirar das ruas essas pessoas que estão fazendo tentativas de sabotagem ao processo de pacificação", disse Beltrame, que alertou ainda para mudanças na lei de fronteiras, para que se intercepte as drogas que vêm de fora do país, além de políticas para criminosos que são menores de idade. 

Folgas da PM cortadas
Na quarta-feira(30), a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) decidiu cortar a folga de suas tropas durante todo o mês de maio. A medida foi tomada com o objetivo de reduzir os índices de crimes nas vias públicas.

Conforme estatísticas do Instituto de Segurança Pública, somente o número de assaltos a ônibus aumentou 64% na comparação entre janeiro de 2013 e o mesmo mês de 2014. O roubo de veículos teve aumento de 65% no mesmo período, enquanto o número de assaltos a pedestres subiu em 53%.

Para aumentar o policiamento e tentar reduzir estes índices, será implantado, em todo o estado, o Regime Adicional de Serviço (RAS) Compulsório. De acordo com a PMERJ, o efetivo a ser escalado no RAS compulsório pode chegar a, no máximo, metade do efetivo que estiver de folga. A avaliação do contingente necessário para reforçar o policiamento ostensivo ficará a cargo de cada comandante.

Esse sistema foi criado por meio do Decreto nº 43.538 de 03 de abril de 2012, que regulamenta o RAS. Ele visa aumentar o policiamento em eventos específicos como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo, entre outros.

Nenhum comentário: