8.02.2012

Cérebro falha quando as regras mudam

Pesquisa mostra que uma mente multitarefas tem mais chances de errar, o que pode levar a um quadro de frustração, desencadeando ansiedade e depressão



Cérebro multitarefas tem mais chances de errar, diz pesquisa
Foto: Reprodução

Cérebro multitarefas tem mais chances de errar, diz pesquisa Reprodução
Aprender uma nova tarefa quando as regras mudam pode ser um processo bastante difícil para o cérebro, incluindo erros repetitivos, segundo estudo de psicólogos da Michigan State University (MSU). Basta se imaginar na Irlanda e de repente ter que dirigir do lado esquerdo da estrada. O cérebro, treinado para dirigir do lado direito, tenta substituir as antigas regras e, simultaneamente, aprender a novidade.
— Neste caso, quando se comete um erro como esquecer de ligar a seta antes de virar numa rua, não se percebe e se repete o mesmo erro novamente. O que se aprendeu no início é difícil de superar com a mudança de regras — explica o pesquisador Hans Schroder, responsável pelo estudo, que foi publicado no jornal “Cognitive, Affective & Behavioral Neuroscience”.
Para o estudo, os participantes receberam algumas tarefas pelo computador, envolvendo o reconhecimento das letras do meio em “NNMNN” ou “MMNMM.” Se o “M” estivesse no meio, os participantes tinham que apertar o botão à esquerda; se o “N” estivesse no meio, tinham que apertar o botão à direita. Depois de 50 tentativas, as regras eram invertidas. A partir de então os participantes cometeram mais erros.
A atividade cerebral dos participantes também foi medida e mostrou que eles estavam menos cientes dos erros e, quando eles acertavam, o cérebro mostrava que eles tinham trabalhado mais do que na primeira parte do teste, com as regras iniciais.
— Esperávamos que eles ficassem mais espertos com o tempo, mas depois da mudança de regras eles ficaram mais lentos e menos precisos — descreve Schroder.
A frequência desses erros no ambiente de trabalho, por exemplo, pode levar à frustração, exaustão e até à ansiedade e à depressão, segundo o diretor do laboratório de psicofisiologia clínica do MSU, Jason Moser:
— Estas descobertas sugerem que quando se é multitarefa há mais chances de errar. É preciso esforço e prática para ter consciência dos erros e manter o foco.

Nenhum comentário: