7.30.2012

Cantar faz bem à saúde




Coral Canarinhos de Petrópolis. Cantar pode trazer benefícios para corpo e mente
Foto: Divulgação


Coral Canarinhos de Petrópolis. Cantar pode trazer benefícios para corpo e mente Divulgação
A música pode trazer benefícios para corpo e mente. Prova disto, é o caso da Maria José Sanches, de 57 anos, integrante do Coral Cantar Para Viver. Só com sua participação no grupo de canto que ela conseguiu se ver livre do cigarro.
— A vontade de cantar ajudou bastante. Sempre que sentia vontade de fumar, cantava; até que um dia abandonei o vício de vez. Hoje tenho mais ar nos pulmões para conseguir sustentar algumas notas mais longas — conta Maria.
Para ela, o canto é ainda a válvula de escapa para o estresse:
— Minha saúde melhorou, hoje consigo viver mais tranquila, pois a música mexe não só com o corpo, mas também com a mente, e porque não dizer com a alma?
O maestro Vito, do Cantar Para Viver, contou também que, em sua história, costuma ouvir relatos de pessoas que se recuperaram de diferentes males a partir da música.
— Pessoas que tiveram problemas de depressão, por exemplo. O coral, de certa forma, é uma excelente terapia.
Ele lembra ainda que tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora. Além disso, a música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico, reduzindo os sentimentos de ansiedade, solidão e males que atingem a sociedade moderna, principalmente os idosos.

Nenhum comentário: