8.02.2012

Apesar da pressão Gilmar e Toffoli estão participando do julgamento do mensalão

 


 
Expectativa. O Ministério Público vai pôr em dúvida a isenção de Toffoli?
Apesar da pressão para que se declarassem impedidos de votar o chamado “mensalão”, os ministros Antonio Dias Tóffoli e Gilmar Mendes confirmam a presença no julgamento nesta quarta-feira 2. O primeiro é ligado a José Dirceu e ao PT. Mendes, por sua vez, aparece em uma extensa lista de beneficiários do caixa 2 da campanha de Eduardo Azeredo em 1998, o chamado “mensalinho mineiro”.
Ambos participam do debate sobre a competência do Supremo para julgar os réus que não possuem a prerrogativa do foro privilegiado, discutida a partir de uma questão de ordem exposta por advogado Marcio Thomaz Bastos.
Como lembrou Wálter Fanganiello Maierovitch, desembargador aposentado e colunista de CartaCapital, “Toffoli sempre esteve umbilicalmente ligado ao Partidos dos Trabalhadores e ao réu José Dirceu”. Para o analista, Toffoli “não seria nunca escolhido para ministro do STF não fosse o vínculo ao PT, a Lula  e a Dirceu, de quem já foi advogado”.
Outra questão a denotar a parcialidade do ministro é o fato de a sua namorada, Roberta Rangel, ser advogada do réu Professor Luizinho, ex-deputado petista.
A advogada, inclusive, faz coro ao grupo de amigos do ministro que o orientaram a não participar da votação, conforme noticiou a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Gilmar Mendes, por sua vez, aparece numa lista como beneficiário do caixa 2 da campanha de Eduardo Azeredo à reeleição ao governo de Minas Gerais em 1998.
Leia também:
STF: O cronograma do julgamento do ‘mensalão’
Wálter Maierovitch: Ninguém pode ser condenado por presunções
Wálter Maierovitch: O procurador Roberto Gurgel também está sendo julgado
Os principais réus do ‘mensalão’:
Os principais personagens do ‘mensalão’:
Delúbio Soares

Duda Mendonça
João Paulo Cunha
José Dirceu
José Genoino
Marcos Valério

Nenhum comentário: