4.16.2014

Doenças, medicamentos e jejum podem ser causas de boca seca

 Por que ocorre a falta de saliva.
Acordar com falta de saliva é normal, mas se persistir durante o dia não.

Do G1, em São Paulo

 A saliva ajuda na digestão, defende o organismo de contaminações e ainda tem um papel importante na cicatrização e limpeza da boca, além de ser fundamental para o paladar. No entanto, a importância dela só é percebida quando há falta, o que pode indicar vários problemas de saúde, como explicaram o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e o dentista Gustavo Bastos no Bem Estar desta quarta-feira (19).
Segundo os especialistas, o corpo produz de 1 a 2 ml de saliva por minuto, o que equivale a 90 ml por hora e mais de 2 litros por dia. Essa quantidade que mantém a boca hidratada e lubrificada durante todo o dia, mas podem ocorrer problemas que diminuem essa quantia, levando à boca seca. De acordo com o dentista Gustavo Bastos, acordar com a boca seca é normal já que há uma diminuição na produção de saliva durante a noite, mas se isso se persistir ao longo do dia, não é normal e precisa ser investigado.
Entre as causas de boca seca, estão hábitos como fumo, jejum e respiração bucal, e também medicamentos, desidratação e algumas doenças, como as reumatológicas, diabetes, estresse, depressão e alterações hormonais. Por causa da falta de saliva, o corpo pode ter consequências como ressecamento do lábio, dor de garganta, alterações no paladar, ferida na boca, dificuldades na fala ou para engolir alimentos, aumento de cáries, aumento de infecções periodontais e aumento de inflamações na gengiva.
Fora isso, a boca seca pode também aumentar o risco de mau hálito, como lembrou o dentista Gustavo Bastos. Isso acontece porque a mastigação estimula a salivação e, se a pessoa não come nada, ela não mastiga e a boca fica desidratada. Por isso, a dica é sempre comer alguma coisa entre as refeições para manter a boca saudável.

Saliva valendo (Foto: Arte/G1)

Em caso de boca seca, no entanto, pode ser que seja preciso recorrer à saliva artificial, uma solução produzida por uma universidade de Fortaleza, no Ceará.
A iniciativa começou por causa do grande número de pacientes que tiveram diminuição da produção de saliva após fazerem tratamento com radioterapia para câncer de boca e pescoço, como mostrou a reportagem (veja no vídeo).
Por outro lado, pode ocorrer ainda o excesso de salivação, especialmente diante de alimentos gostosos. Isso acontece porque o cheiro da comida, ao entrar pelo nariz, chega também aos neurônios, que transmitem uma mensagem para o cérebro.

Dessa maneira, o sistema autônomo é ativado, estimulando o sistema digestivo, que espera a refeição. Com isso, o estômago começa a produzir suco gástrico e as glândulas salivares aumentam a produção de saliva, como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui.
Existem ainda alguns alimentos que têm o poder de aumentar a salivação, como frutas cítricas e vegetais verde-escuros, além dos vinagres e gomas de mascar (veja no vídeo ao lado).
Como é sua língua?
Segundo o dentista Gustavo Bastos, as características da língua são importantes para identificar alguns problemas de saúde. A língua negra e escura, por exemplo, geralmente é mais comum em pessoas que fumam, como explicou o especialista. Se a cor for branca, é um sinal de que há uma camada de bactérias e talvez seja necessário utilizar um limpador de línguas. Se a língua tiver ranhuras ou rachaduras mais profundas, isso não significa necessariamente que há algum problema.

Dentes molares
Esses dentes nascem por volta dos 6 anos e não são substituídos. O problema é que os pais, nessa idade, já deixam a escovação como responsabilidade dos filhos e, por isso, os molares acabam ignorados. O dentista Gustavo Bastos alerta, porém, que esses dentes são fundamentais para o desenvolvimento de uma mordida saudável e, se não estiverem bem posicionados, podem levar a problemas como crescimento da arcada, dentes projetados, entre outros. Por isso, é fundamental manter uma rotina de bons hábitos de higiene.

Nenhum comentário: