4.15.2014

É gripe ou dengue?


Sucesso de pesquisa com vírus da gripe em roedores não significa bons resultados em humanos, alertam pesquisadores. 


Outono e inverno. Nesta época do ano, os casos de gripe aumentam muito. A vacina, inclusive, já está disponível nos postos de saúde e nas clínicas privadas. No entanto, uma outra “virose” está apresentando índices preocupantementes altos: a dengue. As orientações e o tratamento destas duas “viroses” são diferentes e podem determinar o prognóstico. Por isso, vale a pergunta: como saber se a febre alta e a dor no corpo é gripe ou dengue?

Preste atenção nestes 3 conjuntos de sintomas que, juntos, podem ajudar a  diferenciar a gripe da dengue:

1. Espirros, nariz entupido, dor de garganta, congestão, catarro e tosseEstes são sintomas típicos da gripe. Quem tem dengue tem febre alta e dor pelo corpo. Mas em geral NÃO tem dor de garganta, NÃO tem tosse e  nem estes sinais de congestão. Por isso, quem apresentar catarro, nariz escorrendo, espirros, tosse e dor de garganta, além de febre e dores pelo corpo, pode supor tratar-se de gripe. Este conjunto é, portanto, da GRIPE.

2. Cansaço, dor muscular e dor nos olhos
A gripe pode dar cansaço, dor pelo corpo e dor nos olhos, principalmente se houver uma conjuntivite associada. Mas na dengue estes sintomas são MUITO mais exuberantes. Os olhos doem quando os viramos e essa dor é mais referida “no fundo” dos olhos. O cansaço é muito grande. Os músculos doem, dificultando até alguns movimentos. Este conjunto é mais comum na DENGUE.

3. Manchas vermelhas pelo corpo
A gripe normalmente NÃO dá manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. A dengue pode dar. Portanto, manchas vermelhas são da DENGUE.

Na dúvida, procure um serviço de saúde. Hoje podemos fazer  testes laboratoriais rápidos, que ficam prontos em algumas horas, tanto para dengue como para alguns vírus influenza, que causam gripe. Em pouco tempo temos uma indicação do diagnóstico.

Uma dica importante vale para as duas: na suspeita de dengue ou de gripe JAMAIS tome quaisquer medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico!

Informar-se é uma forma de garantir sua saúde!


Saiba quais são as diferenças dos sintomas de resfriado, gripe e dengue

Médicos listam sinais para identificar doenças que podem ser parecidas.
Em geral, resfriado, gripe e dengue se manifestam nessa ordem de gravidade.

Luna D'Alama Do G1, em São Paulo
10 comentários
Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, é comum surgirem sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e cansaço. Esses sinais são ainda mais frequentes entre pessoas que passam muito tempo em ambientes fechados, como escritórios e o transporte público. Aí vem a dúvida: "Será que o que eu tenho é resfriado, gripe ou dengue?"
Para diferenciar os principais sinais de cada uma dessas doenças, que muitas vezes podem se confundir, o G1 ouviu médicos especialistas no assunto.
Segundo o clínico geral e infectologista Paulo Olzon, da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, o resfriado atinge principalmente as vias aéreas superiores (nariz, faringe e laringe) e raramente dá febre – quando há, é baixa. Já a gripe pode acometer as vias aéreas inferiores (traqueia e pulmões, onde ficam os brônquios, bronquíolos e alvéolos). A dengue, por sua vez, manifesta sintomas pelo corpo todo, mas não há comprometimento respiratório, como tosse, dor de garganta, coriza e catarro.
Outros sintomas dessas três doenças podem ser mais ou menos severos, dependendo da imunidade da pessoa, da idade e da exposição prévia ao vírus – no caso da dengue, se o paciente já teve contato com o tipo 1, pode apresentar sintomas mais fortes ao pegar algum dos outros três. Durante os meses mais frios, porém, o número de vítimas da dengue costuma diminuir, pois o mosquito transmissor Aedes aegypti precisa de calor e umidade para se proliferar.
Já o resfriado é causado pelos rinovírus e outros cinco grupos principais, enquanto a gripe é transmitida pelos vírus influenza A, B ou C. A cada vez que um indivíduo é exposto a um tipo de vírus, fica imunizado, mas o problema é que esses micro-organismos sofrem mutações muito rapidamente, o que pode fazer com que uma pessoa tenha gripe ou resfriado centenas de vezes ao longo da vida.
De forma geral, os sintomas comuns ao resfriado, à gripe e à dengue aparecem de forma menos intensa no primeiro, moderada no segundo e severa no terceiro, de acordo com o infectologista Caio Rosenthal, do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Além disso, segundo o médico, é difícil diferenciar os sintomas da gripe comum e da suína, a A (H1N1). Rosenthal destaca que elas são provocadas por diferentes subtipos de influenza, mas os sinais são muito parecidos e se confundem. Atualmente, a melhor forma de se prevenir contra a gripe é tomar a vacina anual, que protege contra os três tipos de influenza que mais circularam no ano anterior: desta vez, são o A (H1N1), o A (H3N2) e o B.
Veja abaixo a tabela com os sintomas de cada doença:
Características Resfriado Gripe (comum e H1N1) Dengue
Febre (Foto: Arte/G1)
Não chega a 38º C Costuma ser alta, acima de 38º C Alta, de início súbito
Dor de cabeça (Foto: Arte/G1)
Fraca Intensidade média Forte
Dor muscular (Foto: Arte/G1)
Fraca Intensidade média Forte. Também causa dor nos ossos e nas articulações, razão pela qual também é conhecida como "doença quebra-ossos"
Dor de garganta (Foto: Arte/G1)
Pode haver Pode haver Não
Tosse (Foto: Arte/G1)
Fraca Geralmente forte Não
Espirros (Foto: Arte/G1)
Sim Sim Não
Mal-estar (Foto: Arte/G1)
Sim Sim Sim, com tontura e moleza
Cansaço (Foto: Arte/G1)
Fraco Médio Intenso
Secreção nasal (Foto: Arte/G1)
Intensa Intensa Não
Muco (catarro) (Foto: Arte/G1)
Intenso Intenso Não
Diarreia (Foto: Arte/G1)
Não Pode haver Pode haver
Dor nos olhos (Foto: Arte/G1)
Apenas quando há conjuntivite associada Apenas quando há conjuntivite associada Sim, e piora com o movimento dos olhos
Manchas vermelhas (Foto: Arte/G1)
Não Não Sim, principalmente no tórax e nos braços. É mais comnum na dengue hemorrágica ou na fase final do tipo clássico
Calafrios (Foto: Arte/G1)
Não Sim, associados à febre Sim, associados à febre
Perda de apetite (Foto: Arte/G1)
 
Comum e associado à perda do paladar e do olfato Comum e associado à perda do paladar e do olfato Comum e associado à perda do paladar
Complicações (Foto: Arte/G1)
Geralmente não há, mas pode evoluir para uma sinusite Pneumonia, broncopneumonia, otite, bronquite, sinusite e insuficiência respiratória Ocorrem nos casos mais graves, como o tipo hemorrágico. Pode haver sangramento, insuficiência circulatória e choque, entre outros problemas, sendo capaz de levar à morte
Duração (Foto: Arte/G1)
De dois a quatro dias. Em fumantes, pode chegar a uma semana Uma semana De 10 a 12 dias
Fontes: Infectologista Caio Rosenthal, do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas; clínico geral e infectologista Paulo Olzon, da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, e Ministério da Saúde  

Como diferenciar a gripe da dengue?



Saiba mais:

Nenhum comentário: