4.15.2014

Volte A Ter Seguidores No Blog

Metablogagem: Volte A Ter Seguidores No Blog



Leia se você usa a plataforma Blogger!

O  Google Friend Connect deixou de ser oferecido no painel do Blogger e recentemente parou de ser atualizado; principalmente para quem usava a plataforma, mas optou por comprar um domínio. Em alguns templates, no entanto, por razões que só quem entende muito de linguagem HTML pode explicar, ele ainda pode ser instalado e funcionar.

Por esperteza, querendo fazer com que os blogueiros passem pelo Google + (e depois quem sabe chegue até seu blog), o Google passou a oferecer a opção de uso do perfil único. Fazendo que você use aquela rede na marra! Mas aí todos passaram a perder muita visita.
Todos tinham de passar pelo Google+ na hora de comentar, mas o comentário ficava lá e bem poucos retornavam ao seu espaço.

Isso quase acabou com os blogs. Muitos desistiram.
Eu, particularmente, não! E acho o Google Friend Connect  muito legal! Tão bom que o Likebox do facebook o copiou e o Google+ adotou a sua caixa de seguidores também, bem parecida. 
Mas o GFC quase que desaparecia. E é com a ajuda da própria rede que as coisas caminham.

Então veja: Pra você que por capricho manteve o seu gadget do Google Friend Connect (aquele dos seguidores com o avatar de cada um deles) ou tem um template que permite reinstalá-lo, eu tenho uma solução. 
Foi assim: eu vi essa coisa funcionando no blog da amiga Cris Henriques. Então coloquei o meu também para funcionar. Deu certo, e estou aqui dando um pequeno tutorial para quem, como eu, não conhece muito dessas coisas de CSS, HTML, gadgets, etc. e mesmo assim se arrisca. Se quer voltar a ter seguidores do mesmo jeito, aplique aí no seu blog.
Passei isto para várias pessoas e elas estão satisfeitas. 
Você pode ver o meu funcionando aí na lateral direita do BLOG DO PROFEX.

Fiz então um tutorial simples em 10 passos. Espero que seja útil! Se puder comentar e quiser que eu vá segui-lo depois, para testar, fique à vontade...
Vamos lá!:

1-A primeira coisa a fazer é descobrir o seu ID do Blogger. É simples. Vá ao seu painel de edição, aquele que aparece todos os dados: Visão Geral, Postagens,(...)Configurações. Lá em cima na url do navegador você vai ver: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=070707070707070707#template.
Na sua url, o texto que marquei em vermelho é o seu ID. Copie-o. Apenas os algarismos. Guarde-o aí para usar daqui a pouco.

2-Se você sabe construir um botão, faça um. Se não sabe, copie a imagem abaixo e deixe-a no seu desktop. 
Ela está no tamanho 230 x 41 pxl para ficar maior do que o original do gadget original dos seguidores, justamente para chamar a atenção. Coloquei uma cor que chama a atenção em qualquer blog, sem ser tão berrante. Copie-o e salve em seguida e ele manterá as proporçoes. (Eu uso o PhotoFiltre 6.4.0 para essas pequenas operações.)

3-Agora, se estiver ainda com o painel de edição aberto (abra-o, caso contrário), vá em Layout e procure um CSS (Adicionar Gadget), de preferência o mais próximo de onde tem o seu Google Friend Connect instalado. / Procure por Adicionar Imagem. 

4-Procure por Imagem e faça o upload do seu computador (do seu desktop). 

5-Em Título escreva: Botão Alternativo.

6-Em Legenda escreva: Clique Aqui caso tenha dificuldade de conexão no botão tradicional do GFC abaixo. Seja bem-vindo!  - ou outro que queira colocar.
7-Em Link escreva: https://www.blogger.com/follow-blog.g?blogID=070707070707070707 
Troque o ID acima em azul por aquele que você copiou do seu painel de edição.

8-Salve e Arraste a nova caixa, posicionando-a acima da caixa do Google Friend Connect aí no layout do seu blog.
9-Salve a nova Organização.

10-Pronto, abra o seu blog e clique no botão instalado. A página de seguidores vai se abrir. Para um visitante do seu blog ela vai abrir diferente da sua, de forma que ele possa seguir seu blog. E o mais importante é que a foto dele vai ser incorporada ao GFC antigo que estava inativo e... o contador de seguidores volta a funcionar!
Saia pro abraço!

Avise seus amigos, aqueles que o visitaram e não puderam segui-lo até agora. Eles vão ficar honrados pela lembrança!
Volte Sempre!

E, se estiverem com o mesmo problema, por favor, recomende este tutorial, por favor. 
Obrigado!
 

Nenhum comentário: