4.15.2014

Mantendo as mãos rejuvenescidas




Sendo uma das áreas do corpo mais atingidas pelo envelhecimento, os cuidados com as mãos muitas vezes são deixados de lado - e elas deixam isso bem visível.
Diariamente são publicadas matérias, notícias e dicas sobre como manter a saúde, o peso em dia, a alimentação balanceada e etc. Porém, muita gente anda esquecendo-se de uma parte do corpo que, quando não é bem cuidada, pode envelhecer ainda mais rápido do que o resto, devido a sua constante exposição ao sol, vento, frio, e demais traumas que ela está disposta a sofrer: as mãos.


O envelhecimento natural combinado com esses fatores citados acima, contribuem para que a pele da mão se torne flácida, desidratada, perca elasticidade e fique com veias, saliências ósseas e tendões muito nítidos. Além disso, é comum o aparecimento de manchas escuras, chamadas de manchas senis.
Devido a isso, principalmente aqueles que já passaram dos 45 anos e não estão satisfeitos com o aspecto estético das mãos, podem encontrar nas clínicas estéticas uma solução para esse caso. O hand lifting, ou plásticas das mãos, é um tratamento estético feito para amenizar o aspecto causado pelo envelhecimento nas mãos. “A técnica consiste em retirar o excesso de tecido que leva à flacidez”, explica o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba – PR, que complementa, “esse é um procedimento relativamente rápido, não exige hospitalização e pode ser realizado com anestesia local”.
Outra opção para quem está incomodado com a aparência das mãos é a lipoenxertia, ou enxerto de gordura. “Nesse procedimento, o especialista retira uma pequena quantia de gordura de outro local do corpo para que este seja reinserido nas mãos, o que resulta em uma mão com a aparência mais jovem”, comenta.
Outras opções são o Peeling químico, que pode ser feito com o auxílio do ácido glicólico, solução de Jessner, ácido tricloroacético entre outras. “Esses ácidos são úteis na remoção das manchas senís e na melhora da textura da pele”, explica Pacheco.
O procedimento deve ser escolhido em acordo entre o paciente e o médico, de modo que o paciente tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Porém, independente do procedimento escolhido, o pós operatório de todos é parecido, envolvendo os mesmos cuidados: evitar sol, vento e frio na região, assim como repousar as mãos o máximo possível. “E, caso surjam dores na região, elas são facilmente controladas com medicamentos”, conclui Pacheco.
Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico

Nenhum comentário: