2.05.2012

SAÚDE DOS PÉS : Lave e seque muito bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras

Causas do Chulé


Causas do chulé


Muitas vezes, somos vítimas de um problema que é muito constrangedor: o mau odor nos pés, conhecido popularmente como “chulé”.


E, muitas vezes, não vemos razão para o surgimento deste problema, pois praticamos uma boa higiene dos pés e dos calçados, atendendo a todas as regras de higiene que nos são ensinadas, não descuidando nunca da saúde dos pés.


Mas, afinal, o que é exatamente o chulé e o que o causa?


Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa o grande causador do chulé não é o sapato. Vejam quais são os vilões que, aliados, fazem com que o cheiro de seu pé e de seu calçado fiquem insuportáveis:


. Falta de higienização do calçado: Não limpar o seu calçado com freqüência, nem deixar que o mesmo fique em local ventilado, aliado ao suor natural que sai dos seus pés é responsável por aquele cheiro ruim tanto dos calçados quanto dos pés. Por isso, é importante que você limpe o seu sapato com freqüência, procure não usar o mesmo sapato todo dia, dando-lhe um tempo de “descanso”, no qual o mesmo ventila, o que faz com que o mau cheiro desapareça. Também procure sempre tênis de material que permita a ventilação do pé, nunca use aqueles tênis que são feitos totalmente de borracha sintética, pois os mesmos inibem a ventilação dos pés, o que torna o odor insuportável.


. O envelhecimento natural e a deterioração do material a partir do qual o calçado é feito: Já reparou que quanto mais velho o sapato, maior a chance de o chulé aparecer? Isso porque o contato dos sapatos com todo o tipo de umidade (seja da chuva, seja de colocar o sapato após o banho sem antes enxugar os pés, seja pelo suor natural do corpo) estraga o material, o que ocasiona o mau odor. Por isso, sempre enxugue muito bem os seus pés antes de colocar o sapato e, se andar com ele na chuva, ao chegar a casa não o guarde, mas o deixe em local arejado para que o mesmo possa secar e não coloque talco no calçado molhado apenas para ocultar o mau cheiro. A pasta formada pelo talco junto com a umidade do calçado cria um ambiente propicio para a procriação das bactérias presentes no calçado.


. Por fim, as bactérias que estão presentes no pé, junto com o suor e com o fato de o tênis não ventilar, gera um cheiro desagradável. Portanto, é muito importante que você sempre cuide muito bem de seus pés, lavando-os com sabonete antibactericida, lixando-o freqüentemente, enxugando muito bem entre o vão dos dedos, cortando as unhas para que as mesmas não encravem.


Agora que você já sabe quais são os fatores causadores do chulé, procure cuidar sempre muito bem dos seus pés e dos seus calçados. Afinal, se ter chulé nos deixa com vergonha e nos incomoda, imagine como é a situação de quem esta ao nosso lado e é obrigado a suportar o fedor. Ninguém merece, não é mesmo?


Consulte sempre um Podólogo.


Como evitar o chulé


O mau odor nos pés, conhecido popularmente como chulé, é um problema muito comum, atingindo a maioria da população mundial. Apesar de tão comum, o assunto chulé ainda é um tabú para a maioria das pessoas, que sente vergonha em confessar que tem.


Mas, o que causa o chulé? E como podemos evitá-lo? Estas são perguntas que nos propomos a responder através deste artigo.


O chulé é um problema que atinge mais as pessoas que usam sapatos fechados e pessoas que fazem atividades que exigem um alto grau de exercícios físicos, em virtude de a transpiração ser maior nestas pessoas.


Dicas de como evitar o aparecimento do mau odor nos pés:


. Utilizar sabonete bactericida para lavar os pés, pois o chulé é causado pela ação das bactérias em contato com o suor. O sabonete bactericida vai ajudar a diminuir as bactérias que estão presentes nos pés;
. Seque sempre muito bem os seus pés, em especial os vãos entre os dedos;
. Corte as unhas regularmente, evitando que elas encravem;
. Esfolie os seus pés no mínimo uma vez por semana;
. Use meias de algodão ao invés de usar uma meia de tecido sintético;
. Não use os mesmos sapatos fechados todos os dias, pois o suor dos seus pés deixa o sapato úmido, o que é um prato cheio para as bactérias. Por isso, após usar, deixe o sapato recebendo ventilação por no mínimo um dia para que ele seque e jamais use tênis sem meias. Guarde seus sapatos em um lugar arejado e nunca os coloque diretamente no armário após o uso;
. À noite, por cerca de três vezes na semana, faça um escalda-pés com chá preto. Ele auxiliará na diminuição da transpiração do pé, em virtude de conter substâncias que estabilizam o pH das glândulas responsáveis pelo suor. E é só fazer o chá como se fosse para beber, esperar ele esfriar um pouco e mergulhar os pés;
. Use talco com anti-séptico em seus pés. Mas, lembre-se, a aplicação deve ser feita nos pés limpos, pois o suor em contato com o pó do talco gera mau cheiro. E, deve-se evitar o uso excessivo do talco também;
. Use um spray antibactericida (encontrado em farmácias) e aplique em seus calçados para esterilizá-los;
. Alterne, sempre que possível os sapatos fechados com sapatos abertos;
Como vimos o chulé não possui um tratamento definitivo, porém pode ser controlado e amenizado com essas precauções. Dê adeus ao chulé. DICA: Visite um Podólogo regularmente.

Saúde dos Pés


Saúde dos pés


Como se sabe, estamos em pleno Verão, época de muito calor, festas, sandálias, pouca roupa e pouco sapato também e por isso é hora de estar com a Saúde dos Pés em dia, já que nessa época, as pessoas se preocupam com seus corpos, com a malhação, com o bronzeado e depois de tanto sacrifício para atingir isso, não dá para estar com a Saúde dos Pés fora de ordem, não é mesmo?


E também não podemos ser ingratos com eles já que são estes que sustentam nosso peso e ficam expostos a uma série de inconveniências tais como: micose, frieiras, calos, unha encravada, entre outros tantos.


Porém, não se assuste, porque tudo isso tem solução e mesmo que seus Pés estejam sofrendo com esses problemas, algumas dicas poderão lhe ajudar a mantê-los mais bonitos e saudáveis.


Médicos especialistas afirmam que as prevenções de todos esses inconvenientes podem ser muito simples, apenas com a troca regular de calçados. Essa é umas das maneiras mais eficazes de ficar longe de micoses, calor, chulé e até mesmo a unha encravada que em sua maioria surgem devido ao uso repetido de calçados muito apertados. Tendo esses cuidados você não irá proporcionar somente conforto e boa aparência aos seus pés, mas além disso, você terá a garantia de que está cuidando deles de forma com que fiquem saudáveis. A transpiração se torna intensa e constante quando há o uso constante de calçados fechados, e, devido à falta de ventilação, a umidade, a alta temperatura e a falta de luz no local, tornam-se ambiente propício para a proliferação de fungos, causadores de doenças e mau cheiro.
Agora, aqui vão algumas dicas para manter seus Pés sempre com a Saúde em dia:


. Lavar e secar bem os pés depois do banho ou toda vez que forem molhados para prevenir o surgimento de frieiras,
. Não ficar descalço em lugares públicos,
. Evitar o uso de sapatos apertados,
. Usar meias de algodão,
. Usar hidratante próprio para os pés diariamente, massageando todo o pé,
. Procure andar descalço sempre que possível (em lugares limpos)
. Role uma bola de tênis sob os pés para aliviar a dor das arcadas.


Seguindo essas dicas, certamente conseguirá o resultado desejado já que no verão corpo e a mente devem estar com tudo em cima. Em casos mais extremos, procure a orientação de um Podólogo.

Dicas de Saúde para os Pés


O que faz um Podologo?


HAPPY FEET PODOLOGIA E MASSAGEM TERAPÊUTICA
Tratamento Podológico Especializado




O QUE FAZ UM PODÓLOGO?


O Podólogo é um conhecedor profundo das doenças dos pés e das suas conseqüências para o desempenho das atividades habituais de um indivíduo. Sua preocupação básica é a cura ou controle das podopatias (doenças dos pés) de seus pacientes.
Sua formação profissional é embasada no tratamento das afecções dos pés, tais como calos, onicocriptose (unha encravada com ou sem infecção), onicomicose (micose de unha), entre outras.
Também atua na aplicação de órteses (fibra de memória molecular, metálica, acrílica, elástica e siliconada) para correção das unhas (lâmina ungueal) deformadas e encravadas.
Compete ao podólogo orientar os pacientes quando é necessário o acompanhamento médico para proceder a um tratamento em conjunto.
A Happy Feet Podologia possui o que há de mais moderno em tratamentos especializados em podologia. Entre esses tratamentos, também utilizamos a Laserterapia, o mais moderno tratamento para Micoses, Anestésico, Cicatrizante, etc..


Aplicação da Laserterapia na Micose de Unha


Laser Terapêutico na Podologia



Conheça o Funcionamento do Laser Terapêutico

O Laser:


A principal característica da luz é que ela é energia pura. Qualquer luz é energia, umas têm mais, outras têm menos energias. O laser em sua essência é uma luz como outra qualquer.

O que os cientistas conseguiram, foi inventar aparelhos que trabalham esta luz de forma que é produzido apenas o que interessa para os procedimentos. Podemos chamar o laser de energia luminosa.

Laserterapia:

Apesar de parecer novidade, a laserterapia já é pesquisada e utilizada desde a década de 60. Com trabalhos publicados pelos mais conceituados centros mundiais de pesquisa, a laserterapia é empregada em todos os seguimentos da saúde. A ciência ensina que a luz penetra pela derme e atinge estruturas internas do corpo, a sua energia é absorvida pelas células alvo e produz alterações fotoquímicas que vão provocar efeitos biomoleculares nas células doentes.

O que é Laser?

É uma luz comum, mais de alta intensidade e cada um tem uma cor apenas. Só temos vida no planeta por causa da luz, que é uma radiação eletromagnética. Podemos defini-la como energia pura. Na laserterapia utilizamos apenas a porção boa da luz .

Convém lembrar de que existem 250 mil tipos de fungos em nosso planeta e que em uma lâmina podem conviver dois ou mais tipos, harmonicamente.

Ação do Laser no Organismo:

Sendo energia pura, e de alta intensidade, ao aplicar nos pontos, esta energia é absorvida pela célula promovendo diversas reações químicas no tecido. Todas estas reações modulam todas as atividades do organismo para curar os males. Daí dizer-se que o Laser é biomodulador tecidual.

A vantagem da Laserterapia

É a única terapia onde a célula é alimentada pela energia da luz. Ou seja, além de ativar os processos químicos que induzem a cura, a célula doente envolvida no processo, se recupera, promovendo um restabelecimento rápido e duradouro.

O uso do Laser na Podologia:

. Onicocriptose sem Granuloma

. Onicocriptose com Granuloma

. Úlcera, Mal Perfurante Plantar

. Onicalgia Por Trauma Sub-Ungueal com Formação de Equimose ou Hematoma

. Calo Supurado

. Tinha Interdigital

. Drenagem Abscessos

. Onicomicose

. Metatarsalgia

. Fascite Plantar

. Esporão de Calcâneo

. Algia por Hálux-Valgus e Joanetes

. Verruga Plantar

. Bolhas por atrito

. Tunga Penetrans (Bicho do Pé)

. Larva Migrans (Bicho Geográfico)

Efeitos Terapêuticos:

. Analgésico

. Antiinflamatório

Calos, Unhas Encravadas, Joanetes e Micoses aumentam no Inverno



Calos, Unhas Encravadas, Joanetes e Micoses aumentam no Inverno

Calçados fechados e transpiração favorecem a proliferação de fungos

Se o verão exige cuidados com os pés que ficam expostos em sandálias abertas, no inverno esse cuidado deve aumentar, já que o uso de botas e sapatos fechados propiciam o surgimento de unhas encravadas, calos, joanetes e micoses. Prevenir-se de tais problemas não é tão complicado quanto parece. E os benefícios não trazem somente conforto e boa aparência, mas, acima de tudo, a certeza de uma conduta saudável para os pés.

A transpiração dos pés torna-se ainda mais intensa no inverno devido ao uso constante de calçados fechados. "Por ser um ambiente sem ventilação, a umidade alia-se à temperatura e a falta de claridade, facilitando a proliferação dos fungos".

Para evitar a micose, o ideal é fazer a assepsia (limpeza) com um Podólogo e usar loções e cremes específicos. Em casos extremos, quando há necessidade de extração total ou parcial da unha, pode-se também fazer uma reconstituição. "O processo é simples e consiste apenas na remoção da parte deteriorada, que é substituída por uma órtese em acrílico", lembrando que este serviço requer o acompanhamento de um médico dermatologista, habilitado para receitar medicamentos.

Outro problema muito comum no inverno é a unha encravada, causada pelo corte inadequado das mesmas. Existem aparelhos fabricados em fibra molecular, órtese metálica ou órtese elastodôntica que corrigem a curvatura da unha e auxiliam no seu crescimento correto. O tratamento dura de três a quatro meses.

Nessa época os calos também costumam incomodar mais. Duros, sensíveis ao toque e arredondados, eles se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos, dando ao pé aspecto descuidado. É importante que a pessoa calce sapatos confortáveis e varie os sapatos diariamente. Aqueles que já possuem calos e sentem desconforto e dores devem procurar um Podólogo, e evitar utilizar calicidas, que podem causar sérias inflamações.


Mantenha os pés saudáveis :

- Lave e seque muito bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras.

- Nunca fique descalço em banheiros públicos.

- Evite o uso de sapatos apertados.

- Experimente sapatos no fim da tarde porque os pés costumam inchar ao longo do dia.

- Use meias de algodão.

- Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana. Não corte calos ou calosidades.

- Prefira que um Podólogo execute o corte de suas unhas, que não podem ser aparadas muito rentes.

- Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade.

- Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir.

- Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos.

- Se você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais, faça uma bela massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada.

- Procure andar descalço sempre que possível. Role uma bola de tênis sob os pés para aliviar a dor das arcadas.

- Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um Podólogo.



ODORES NOS PÉS


Poucas coisas são mais embaraçosas do que ter mau cheiro nos pés, mas há muita gente sofrendo deste desagradável e frustrante problema, o "chulé", em especial pessoas ativas cujos pés suam muito.


O ambiente quente e úmido dentro dos sapatos facilita e promove o crescimento bacteriano e fúngico na pele e unhas dos pés. O odor resulta da multiplicação desses organismos. O tratamento eficaz depende da eliminação desses agentes infecciosos. Assim, as medidas de combate ao mau cheiro, como carvão ativado e desodorantes para os pés, não resolvem o problema pois não atingem sua causa primária.


Lave bem os seus pés: use sabonete antibacteriano e não se esqueça de lavar bem entre os dedos.


Após o banho, seque bem, especialmente entre os dedos do pé: microorganismos ficam nesses espaços. Evite calçar sapatos imediatamente permitindo assim que seus pés sequem completamente ou tente usar um secador de cabelo para ter certeza de que estão completamente secos antes de colocar as meias. O fungo do pé de atleta e bactérias adoram áreas mornas e úmidas.


Aplique talco: talcos comuns ajudam a absorver o suor. Talcos antifúngicos para os pés podem também ajudar a manter os fungos sob controle.


Mude suas meias diariamente. Meias de algodão podem ajudar a manter seus pés secos porque absorvem umidade. Meias de lã pesadas podem aumentar o suor. Se seus pés suam muito, troque suas meias também no meio do dia.


Meias de seda: o nylon previne a evaporação do suor. Tente meias de seda com sola de algodão.


Sapatos feitos de couro, tecidos e outros materiais naturais deixam seus pés respirar. Os feitos de materiais sintéticos, como vinil e plástico, não deixam seus pés respirar.
Você deveria usar sapatos leves com solas de couro. Muitas pessoas suam por calor local pois usam sapatos de borracha grossa ou solas de composição sintética.


Sapatos com mau cheiro devem ser jogados fora ou você poderá tentar aproveitá-los lavando-os com sabões ou detergentes ou trocando o forro do sapato velho que estiver com mau cheiro.


Não use o mesmo par de sapatos dois dias seguidos. Alternando-os você permite que os sapatos sejam arejados entre os usos. Deixe-os respirar por, pelo menos, 24 horas antes de usá-los novamente.


O interior do sapato pode ser borrifado com soluções de fragrância para ajudar a controlar o odor.


Areje seus pés: fique sem sapatos quando possível. Se não puder, tire-os de tempos em tempos.


Uma vez por semana cuide melhor de seus pés, durante o banho, quando a sua pele já estiver amolecida, passe uma pedra-pomes na sola dos seus pés ou procure um podólogo.


Deformidades dos grandes dedos dos pés, joanetes, dedos em forma de martelo, calos, unhas encravadas nos dedos dos pés e distrofias da unha estão entre os problemas causados por sapatos de tamanho errado ou mal ajustados.


Se você tem desordens orgânicas como hipertiroidismo, alterações dos vasos sanguíneos, perda de sensibilidade por doença neurológica ou diabetes, e / ou se sua pele parece anormal, você também deve procurar cuidados médicos. Você também pode ter um problema cutâneo mais sério. Por exemplo, um pé de atleta (micose) infectado por bactéria pode necessitar um tratamento mais agressivo com antibióticos.


Se esses cuidados pessoais falharem em melhorar o mau cheiro nos pés, há também medicações para pés que suam em excesso. Procure seu dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele é o médico que melhor pode determinar qual a conduta terapêutica para o seu caso.
Podologia
A podologia é a disciplina que se dedica ao estudo dos pés do ponto de vista da sua anatomia e patologia. Está integrada noutras disciplinas, como a cirurgia, a ortopedia, a fisioterapia e a dermatologia entre outras.


História da Podologia:
O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento.
Formando então Podologia = nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra - termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico - científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.


PORQUE É TÃO IMPORTANTE ESTUDAR OS PÉS?


Os pés são o único ponto básico do aparelho locomotor, que assegura a posição erguida (bípede), intervindo nesta função os músculos que atuam sobre a cabeça e tronco, as ancas e as pernas. Qualquer alteração desta posição significa a alteração de todos os elementos que contribuem para a dinâmica do corpo. Daí se conclui que, o estudo do pé não pode ser isolado do restante do aparelho locomotor; como estrutura complexa que é, necessita do suporte, apoio e interação de ciências distintas que complementam esta formação integrada.
Os pés são também a base de sustentação do organismo humano, são eles que suportam o peso do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão. Além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste. Por exemplo, os pés de uma pessoa de 70 anos fizeram um percurso equivalente a 3 vezes a volta ao mundo.
QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO PÉ?


O pé é o principal suporte do peso do corpo. Basicamente tem duas funções distintas: uma em estática (quando o indivíduo se encontra parado e de pé), e outra em dinâmica (quando o indivíduo se encontra em movimento).
A função em estática diz respeito à distribuição de forças que o peso do corpo faz incidir sobre os pés.
A função em dinâmica é bastante complexa porque engloba o estudo da mecânica dos pés e de todo o corpo – Biomecânica – mas de uma forma básica pode ser descrita como um “motor ativo”, porque permite a propulsão, o caminhar, correr, saltar, etc. A função dinâmica é também amortecedora das pressões que chegam ao pé durante a marcha, a corrida e o salto. Por permitir a adaptação a movimentos complexos e especializados o pé pode ser chamado de “técnico especializado.”
Como se pode ver o pé é uma estrutura de enorme importância para o nosso corpo, permitindo a interação do corpo com o solo e com o meio que nos rodeia, tornando-nos capazes de executar movimento e de captar e perceber estímulos que nos são enviados pelo exterior.
Portanto, tratemos com muito carinho e respeito os nossos Pés.

Nenhum comentário: