5.22.2012

ANTIENVELHECIMENTO É MOTIVO DE ALERTA

Medicina antienvelhecimento é motivo de alerta para médicos
Tratamentos anti-aging podem causar problemas como a Síndrome de Parkinson.

Em busca da “eterna juventude”, milhares de pessoas ao redor do mundo recorrem à terapia de reposição hormonal para combater efeitos normalmente associados ao estresse e ao envelhecimento. Mas, especialistas alertam que a medicina antienvelhecimento pode causar sérios riscos à saúde como a Síndrome de Parkinson.
De acordo com Silvia Pereira, presidente do Congresso e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia que ocorre entre os dias 22 e 25 de maio, no Rio de Janeiro, a prática do anti-aging não possui comprovação científica quanto a sua eficácia e se baseia na promessa aos pacientes de reverter ou minimizar os sintomas da idade, principalmente os relacionados à estética e ao organismo saudável. “A população precisa saber que na verdade não há fórmula capaz de evitar os impactos da idade sem mudança de hábitos de vida e acompanhamento preventivo ou terapêutico, quando necessário”, salienta a médica.
Entre os perigos da medicina anti-aging estão os efeitos da reposição de nutrientes no organismo. Segundo o presidente da Comissão Científica do Congresso, Sabri Lakhdari, muitos especialistas adeptos à prática não pensam na toxicidade representada pela ingestão de algumas substâncias como a vitamina A, que pode aumentar o risco de câncer de pulmão em fumantes, e o lítio, indicado para o tratamento de transtorno bipolar, que quando mal empregado pode causar Síndrome de Parkinson.
Sabri Lakhdari alerta sobre o uso do hormônio do crescimento (GH), receitado com frequência para ganhar músculos e queimar gordura com facilidade. Segundo Sabri, ele pode aumentar a incidência de cânceres. “O efeito é ótimo, física e esteticamente falando, mas por dentro, o organismo pode ser deteriorado”, disse.

Ainda segundo Sabri Lakhdari, envelhecer é um processo natural, não há como evitar ou parar o tempo. “Para prevenção de envelhecimento patológico, ou seja, do envelhecimento doentio, é necessário promover saúde sem recorrer às poções mágicas, mas através de cuidados adequados e de uma adequada higiene de vida”, alerta.

SILÍCIO: UM ÓTIMO REMÉDIO CONTRA O ENVELHECIMENTO!

Silício: Um ótimo remédio contra o envelhecimento!
Quer ficar jovem por mais tempo? Reponha o Silício do seu organismo!

Lutar contra o envelhecimento parece uma meta na vida de muitas pessoas. Aos primeiros sinais na pele, já vale tudo! Cremes, plástica, diversos tratamentos... Mas, que tal laçar mão de algo que já faz parte do nosso organismo? Sim, isso é possível!
O silício, fundamental para a saúde humana, desde que nascemos, é um elemento que tem ação regeneradora e reestruturante da pele. Ele é um agente antienvelhecimento natural para as paredes das artérias, pele e cabelos, além de contribuir também para reforçar as células do sistema imunitário. O problema é que já nos primeiros anos de vida o ser humano começa a perder este oligoelemento.
Segundo a farmacêutica, Mika Yamaguchi: “Entre os 25 e 60 anos, ocorre um decréscimo de até 80% de silício na pele, deixando-a mais fina, frágil e suscetível a rugas. A reposição do Silício Orgânico se torna, então, importante para restabelecer as funções vitais do organismo, reequilibrando a comunicação celular, amenizando o prejuízo com a perda natural deste oligoelemento, além de devolver até 40% da firmeza e tonicidade da pele, reduzindo a flacidez e fortalecendo cabelos e unhas".
E a falta desta substancia no nosso organismo pode trazer prejuízos à saúde. “Além das indesejáveis marcas do envelhecimento na pele, a carência de Silício pode causar numerosas doenças degenerativas, incluindo o mal de Alzheimer", explica a Mika.
Algumas fontes alimentares de silício
Abóbora, alcachofras, alho poró, aveia, cebola, cevada, aspargos, mel, morango, nabo, pepino,pinhão, tâmara, milho, cevada, arroz e trigo.

Nenhum comentário: