5.25.2012

Copa de 2014

'Achava que fosse mais fácil', diz Blatter sobre Brasil-2014

Presidente da Fifa volta a criticar lentidão nos preparativos, mas afaga governo

Joseph Blatter disse que torcedores terão "alguns obstáculos logísticos" para assistir jogos Joseph Blatter disse que torcedores terão "alguns obstáculos logísticos" para assistir jogos (FABRICE COFFRINI / AFP)
Na semana em que o governo brasileiro admitiu que, a dois anos da Copa do Mundo, 41% das obras previstas para o evento sequer saíram do papel, o presidente da Fifa, Joseph Blatter voltou a criticar os preparativos brasileiros. Nesta sexta-feira, na abertura do 62º Congresso da Fifa, em Budapeste, na Hungria, Blatter afirmou qua as coisas não "são tão fáceis" como ele esperava.
Ainda assim, o chefão da Fifa preferiu não provocar um novo conflito com o governo brasileiro e afirmou que confia "plenamente" no país para realizar o Mundial. Blatter acrescentou que o relatório sobre os preparativos da Copa que será apresentado no congresso demonstrará que "se pode confiar no governo e no futebol brasileiro".
Na terça-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que, dos 101 empreendimentos previstos, apenas 5% foram concluídos. Outros 32% estão em fase licitação ou em estágio mais incipiente, na fase de elaboração de projetos. Ao tentar justificar o ritmo lento das obras, Rebelo saiu-se com essa: “Não sei por que o preconceito com as obras no papel. Vamos tratar com mais generosidade com o que está no papel. Estar no papel não significa necessariamente atraso. Sabemos que no Brasil, pela complexidade de sua estrutura democrática e institucional, é preciso atender um grande número de requisitos e exigências legais, leis, portarias, decretos, instruções normativas”.
Blatter já tinha expressado anteriormente sua insatisfação com o andamento das obras da Copa. "O Brasil não é um país pobre. É a sexta economia do mundo e sabe o que deve fazer, mas não faz no tempo adequado", disse na ocasião.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário: