5.26.2012

faixa_saude.png

MUSCULAÇÃO PARA IDOSOS PODE ALIVIAR AS DORES CRÔNICAS


Nos EUA 88% dos idosos relatam sentir dor crônica. Saiba mais!

A musculação é um dos exercícios mais adorados pelos jovens. Porém, diversos estudos já comprovaram o seu efeito benéfico na vida dos idosos, principalmente, no combate à dor crônica. Este problema é decorrente dos mais variados tipos de doenças e, em muitos casos, pode ter seus sintomas reduzidos com a prática de atividade física, incluindo a musculação.
Uma pesquisa realizada nos EUA mostra que mais de 88% dos idosos relatam sentir dor crônica e, muitas vezes, com origem não detectada e não tratada. O mesmo estudo aponta que, pelo menos, 20% dos idosos tomam remédios contra dor semanalmente, principalmente para dores musculares ou nas articulações.
“A prescrição da musculação para aliviar os sintomas da dor crônica tem um princípio simples: sentimos dor porque determinada região está enfraquecida e vulnerável (seja uma articulação ou um grupo muscular). O exercício resistido supervisionado irá fortalecer aquela região e, com isso, eliminar o mecanismo mantenedor da dor” explica o professor de educação física Carlos Alberto A. Silva, diretor da Academia Estação do Exercício e Saúde (SP) – especializada em musculação para idosos.
Para aqueles idosos adeptos dos exercícios aeróbicos, uma boa notícia: “Quando se pratica um exercício aeróbico, o organismo é estimulado a produzir algumas substâncias que colaboram para neutralizar ou reduzir as dores também” orienta o especialista.
Mas, é preciso ter cuidado com a prática de exercícios físicos para os idosos ou pessoas com alguma patologia, alerta o professor. “Sem a supervisão de um profissional qualificado e preparado para orientar o treino de um idoso, aumentam os riscos de lesões nas articulações, de problemas com a segurança cardiovascular do aluno e com a possibilidade de intensificar a dor, justamente pela prática do exercício de forma inadequada” conclui.

Idosos apostam na soja para melhorar a qualidade de vida

Idosos devem tomar mais sol

Alimentação saudável no combate às dores crônicas

Nenhum comentário: