5.24.2012

Família brasileira de Sean Goldman grava vídeo de ‘festa virtual’ de aniversário


Menino completa 12 anos nesta sexta-feira. Parentes esperam que ele veja as imagens pela internet



RIO - O menino Sean Goldman completa 12 anos nesta sexta-feira e, para mostrar que a data não foi esquecida, a família brasileira do garoto preparou uma festa com bolas coloridas, bolo e “parabéns para você” cantado em português. A comemoração foi gravada num vídeo que os parentes estão divulgando na internet, nesta quinta-feira, na esperança que ele veja as imagens. A gravação começa com a exibição das palavras "direitos humanos", "liberdade" e "família". Em seguida, um texto escrito em português, com legendas em inglês, diz que, enquanto Sean esteve no Brasil, ele nunca foi impedido de ver o pai, David Goldman. Além disso, exibem um documento do advogado de David no Brasil, Ricardo Zamariola, que comprovaria o que eles afirmam. A família diz, ainda, que a mãe de Sean, Bruna Bianchi, nunca se opôs à visitação.
Sean é alvo de uma grande batalha judicial envolvendo o pai e a família da mãe, que morreu em 2008. Desde 2009 morando com o pai nos Estados Unidos, Sean não vem ao Brasil há dois anos e cinco meses. Em abril, ele apareceu na TV americana, no programa "Dateline NBC", e, pela primeira vez, fez declarações sobre as lembranças e impressões que ele tem a respeito da disputa sobre a sua guarda, iniciada em 2005. Ele contou que, hoje, concorda que o pai é "seu melhor amigo".
Em nota, a família informou que fez a "festa virtual” na esperança de que, com a força da internet e da distribuição dos conteúdos virtuais, a mensagem chegue até Sean. A comemoração contou com a presença da avó, tios e da irmã de Sean, Chiara, de 3 anos. Amigos do menino também foram convidados para participar do vídeo.
A família brasileira ainda luta na Justiça para garantir o direito de fazer visitas ao menino. O tio, Luca Bianchi, ainda se questiona sobre o caso:
- Que lei civil ou federal pode privar um contato com um familiar e ser maior que a lei dos direitos humanos? Essa matemática está errada.
Recentemente, Silvana Bianchi, avó de Sean, divulgou através de seus advogados, Carlos Nicodemos e Frans Nederstigt, que ela não questiona o direito à guarda de Sean, que é do pai. Ela espera encontrar de forma periódica o menino nos Estados Unidos. Para Carlos Nicodemos, eles estão num momento decisivo de esgotamento do diálogo para esta visita.
- Todas as formas de negociação foram lançadas, mas não há sinal de sensibilização do senhor David Goldman. A família aguarda uma resposta ao pedido de audiência com a presidente Dilma Roussef, visando concluir as instâncias da diplomacia e da conciliação. Não havendo resultado algum, serão promovidas outras ações judiciais nos EUA para garantir este direito de visita.".
Na nota, Silvana mandou um recado para o Neto: “Sean, você está longe, mas o seu coração está dentro do meu. Tenho a certezade que a presidente Dilma estará junto conosco nessa batalha pela união da família”.


Nenhum comentário: