5.24.2012

MULHERES SÃO MAIS SEDENTÁRIAS QUE HOMENS

Mulheres são mais sedentárias que homens

Pesquisa indica que mais de 57% dos homes praticam exercícios!

Os benefícios proporcionados pelas atividades físicas são muitos. Além de aumentar a qualidade e a expectativa de vida, reduzir o estresse e prevenir doenças cardiovasculares, os exercícios ainda melhoram a aparência, combatem o excesso de peso e o acúmulo de gordura. No Brasil, a prática da malhação já faz parte da rotina de homens e mulheres. Mas, de acordo com duas pesquisas, as mulheres estão mais sedentárias do que os homens.
A pesquisa “Os Pés dos Brasileiros”, realizada recentemente com 26.339 pessoas, mostrou que deste grupo, 57,6% dos homens e apenas 38,8% das mulheres praticam algum tipo de esporte no país, ou seja, são mais sedentárias. O quadro foi confirmado por outra pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e divulgada pelo Ministério da Saúde. Segundo a pesquisa, 39,6% dos homens se exercitam regularmente contra somente 22,4% das mulheres.
O estudo “Os Pés dos Brasileiros” revelou, ainda, que os homens possuem menos dores nos pés do que as pessoas que não praticam esporte algum. Já as mulheres que não praticam atividade física também costumam sentir mais dores do que os homens na mesma situação.

Apesar dos esportistas sofrerem menos com as dores nos pés do que as pessoas que não praticam exercícios físicos, eles ainda sentem muita dor ou dormência. Do público pesquisado por Thomas A. Case, Ph.D. e fundador da empresa Pés Sem Dor, responsável pela pesquisa, apenas 22,8% dos homens e 12,4% das mulheres que praticam exercícios nunca sentiram dor ou dormência nos pés.

Dormência nos pés
Segundo especialistas, a dormência no pé é comumente associada ou precedida por uma dor que lembra espetadelas de alfinetes e agulhas, formigamento, ou uma sensação de queimação. A dormência pode ser causada pela falta de fluxo sanguíneo para uma área, devido à má formação arteriovenosa, inflamação aguda e coagulação das artérias e veias, trombose venosa profunda e temperaturas muito frias.

SEDENTÁRIOS TÊM 30% A MAIS DE CHANCE DE DESENVOLVEREM DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Sedentários têm 30% a mais de chance de desenvolverem doenças cardiovasculares
Especialista fala sobre os problemas decorrentes da falta de exercícios físicos.

O tema pode até parecer batido, mas, grande parte da população brasileira ainda leva uma vida sedentária e ignora as conseqüências que a falta de exercícios pode trazer a nossa saúde. Em entrevista, a Educadora Física Patrícia Carneiro, Coordenadora da academia A!Body Tech Marista, de Goiânia, fala sobre o assunto e dá dicas para quem quer reverter este quadro. Confira!  

O que é o sedentarismo?

Sedentarismo é definido como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerado como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas com pouca atividade física e que perdem poucas calorias durante a semana, são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Quais as principais conseqüências do sedentarismo?

A ausência da atividade física tem várias conseqüências, como sobrepeso e obesidade, aumento das taxas metabólicas como os colesteróis, diabetes, ácido úrico, cardiopatias, alterações na pressão arterial, problemas articulares e posturais. 

Quando podemos detectar que uma pessoa é sedentária?

Quando não tem uma regularidade em suas atividades físicas ou ausência total delas. O ideal é praticar alguma atividade, no mínimo, por 30 minutos, 4 vezes na semana.

O sedentarismo é uma doença?

A organização mundial de saúde (OMS) considera o sedentarismo como doença e ela é responsável por 2 milhões de mortes por semana Além disso, a falta de atividade física  ainda aumenta enormemente a chance de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto, depressão e outros desequilíbrios psíquicos, além de obesidade e hipertensão. 

Quais os casos mais graves de sedentarismo?

Diria que todas as complicação advindas do sedentarismo são graves, porém as mais fatais são as doenças cardiovasculares, que os indivíduos sedentários tem 30% de chance a mais de desenvolverem.

Qual a melhor maneira de combater o sedentarismo?

Estimular a iniciar uma atividade física. É fundamental que a pessoa procure um profissional da área para orientá-la e que tenha em mãos um atestado de aptidão a atividades físicas.

Qual a sua dica para quem quer sair da vida sedentária?

Exercite-se semanalmente. No início, é difícil quebrar a inércia, mas este período de dificuldade passa logo. O prazer, obtido durante e após a prática de atividade física, é muito benéfico tanto para o corpo, quanto para a mente. Sem contar que é um item fundamental para a manutenção da vida ativa.

Palavra de especialista: Costumo dizer que atividade física deve fazer parte da higiene pessoal, como escovar os dentes. O cuidado com o corpo é fundamental.

MOVIMENTE O SEU CORPO E DÊ ADEUS À DOR NAS COSTAS!

Movimente o seu corpo e dê adeus à dor nas costas!
Se você sofre deste mal, comece a se exercitar desde já!

Tenha certeza de uma coisa: Se você não sofre, algum dia na sua vida vai sofrer de dor nas costas. Ela incomoda, atrapalha a nossa rotina e, acima de tudo, dói, dói muito. Dentre os diversos fatores que causam este mal está a postura incorreta.

De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna, grande parte dela devido ao estilo sedentário de vida. Por isso, academias de ginástica de todo o país investem em aulas, exercícios e técnicas que ajudam a aumentar a resistência muscular e, principalmente, a melhorar a postura.

E nem pense que esta dor é um “privilégio” dos idosos. Pessoas de todas as faixas etárias e com as mais diversas ocupações padecem de dor nas costas. Isso porque, além do sedentarismo, atividades simples do dia-a-dia como sentar, deitar e até andar são feitas de maneira incorreta.

“Exercícios físicos regulares são grandes aliados da coluna. Músculos sedentários tendem ao encurtamento, se tornando mais rígidos. Tudo isso resulta em uma sobrecarga de peso na coluna", enfatiza a professora de alongamento e flexibilidade da Companhia Athletica, Paula Keiko Soga.

Segundo ela: “Para combater as dores, o ideal é combinar três tipos de exercícios: Alongamento, musculação e aeróbica. Todos esses exercícios criam um cinturão que fortalece a base da coluna”. E se você pensou no Pilates, está indo pelo caminho certo. “Quem pratica esta atividade consegue aliar alongamento, fortalecimento da musculatura e correção postural",

SAÚDE DA MULHER: É PRECISO TER MUITO CUIDADO

Saúde da Mulher: é preciso ter muito cuidado
Especialista fala sobre os problemas mais comuns.

Por mais corrida que seja a vida de uma mulher, ela não pode, jamais, deixar de cuidar da saúde. E quando se trata deste assunto, as consultas ginecológicas devem estar no topo da lista. Além disso, a vida acelerada associada ao tabagismo, estresse, obesidade, má alimentação, poucas horas de sono e sedentarismo exige cuidados redobrados.

De acordo com a ginecologista Emanuelli Alvarenga Silva, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, a medicina voltada para a mulher mudou e o público feminino conta com um trabalho que tem colaborado muito para diminuir ou eliminar as mais diversas patologias femininas, proporcionando tratamentos mais específicos.

A especialista alerta que para que não haja esquecimento, diante dos afazeres, é importante que a mulher crie uma agenda com os principais exames periódicos como colpocitologia oncótica (Papanicolau), colposcopia, exame pélvico, mamografia e ultrassonografia. Também é importante consultar periodicamente um clínico geral ou cardiologista para outros exames como glicemia, hepatite, hemograma completo, colesterol, triglicérides e exames complementares que o médico julgue necessários.

Os exames ajudam a garantir boa saúde, mas alguns cuidados devem ser tomados para evitar doenças. “O uso do preservativo é extremamente importante já que previne além do câncer de colo uterino, outras infecções. Outros cuidados também são importantes, como não utilizar anticoncepcionais sem o conhecimento médico e evitar o uso de calcinhas de material sintético” esclarece Emanuelli.

Outro mal corriqueiro que atinge boa parte das mulheres é a TPM (Tensão Pré Menstrual) que pode ter seus sintomas diminuídos com cuidados simples como evitar o consumo de alimentos com cafeína, refrigerantes, chocolates e diminuir a ingestão de sódio, em razão da retenção de líquidos.

Algumas dicas são valiosas para quem quer estar com a saúde em dia, como não consumir bebidas alcoólicas, pois elas são calóricas, provocam inchaço e desidratam; na hora do almoço, se não tiver tempo para uma refeição completa, opte por um lanche saudável e evite ficar em jejum por mais de 4 horas; não fumar; evitar o sedentarismo; acrescentar na alimentação nutrientes como o Ômega 3, Vitamina E e o Selênio, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, agem como antioxidante, combatem os radicais livres, envelhecimento, câncer, artrite, doenças autoimunes, doenças do coração e câncer de mama, agindo na melhora do humor, depressão, fadiga, ansiedade e motivação.

“O acompanhamento de um médico especializado é fundamental para que a mulher tenha tratamento correto conforme a idade e patologia”

2 comentários:

walter geraldo de paula disse...

esse site fala exatamente o contrario e cita a mesma fonte...http://vilamulher.com.br/bem-estar/atividade-fisica/homens-sao-mais-sedentarios-11-1-68-141.html#comentarios

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Walter, acredito que em 11/01/1968 - tinha mais mulheres sedentárias que homens em 2012 (ano que foi feito a outra pesquisa). Dai a sua dúvida ou esta pesquisa não é confiável.