5.24.2012

Hérnia abdominal decorre de esforço extremo e é corrigida com cirurgia


Saliência no corpo também pode provocar dores na região.
Médicos falaram sobre fatores de risco, sinais, diagnóstico e operação.

Do G1, em São Paulo
Se você sempre carrega muito peso de forma errada, seja na bolsa ou nos aparelhos da academia, pode ser um candidato a desenvolver hérnia no futuro.
Isso porque o problema está associado a esforços incorretos em quem tem a parede muscular enfraquecida. Também pode aparecer após uma cirurgia, onde foi feito o corte.
A hérnia pode aparecer no abdômen, no umbigo, na virilha e até no testículo. Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor. No caso das hérnias umbilicais, a maior parte das que aparecem antes dos 6 meses de idade some sozinha até os 4 anos.
Hérnia (Foto: Arte/G1)

Na Amazônia, o trabalho dos Expedicionários da Saúde, um dos maiores problemas dos índios são as hérnias.
Como eles são trabalhadores braçais, precisam carregar muito peso, e os doentes acabam excluídos da comunidade, pois perdem sua função. Lá, foram feitas muitas operações desse tipo.
Se a região da hérnia inchar, mudar de uma hora para a outra ou houver dor intensa, procure imediatamente o pronto-socorro. Se o fluxo de sangue for interrompido, o médico primeiro tentará empurrar a hérnia para dentro e, caso necessário, fará a cirurgia. Quando o procedimento é bem feito, o problema dificilmente volta. Dependendo da técnica, a reincidência chega a apenas 1%.
Em 2011, o Sistema Único de Saúde (SUS) fez 45 mil cirurgias de hérnia no país, 3 mil delas só na cidade de São Paulo, segundo o médico Marcelo Borba.
Dicas
- Evite erguer peso
- Consuma fibras
- Emagreça
- Não pressione a hérnia com faixas ou peso

Nenhum comentário: