5.22.2012

Mitos e verdades sobre queda de cabelo

Desvende os mitos e esclareça suas dúvidas sobre as causas da queda capilar

Por Deborah Busko
mitos verdades queda cabelo Mitos e verdades sobre queda de cabelo
Os consultórios dos dermatologistas frequentemente recebem mulheres que se queixam da queda de cabelo. As causas para o problema podem ser diversas, por isso o assunto é cercado de mitos. O ideal é sempre procurar um especialista para que ele investigue as causas da queda capilar e possa indicar o tratamento adequado.
Confira as respostas para as dúvidas mais comuns e saiba mais a respeito dos mitos e verdades sobre queda de cabelo.
VERDADE. O estresse e os fatores emocionais provocam alterações hormonais, por isso mesmo que indiretamente, podem ser agravantes e potencializar a queda dos fios. Mas, geralmente, eles não são a única causa e estão associados à má alimentação e hábitos nada saudáveis, piorando o quadro.

Alisamentos causam queda de cabelo

MITO. Os alisamentos agem nos fios, não na raiz do cabelo. Quando o alisamento é feito corretamente e os retoques são feitos respeitando o intervalo indicado, não influencia na queda. O que pode ocorrer é a queda dos fios devido à quebra, pois como todo procedimento químico, o alisamento pode deixar os fios mais fracos e ressecados.

Cortar os fios regularmente evita a queda

MITO. Como os fios são um pouco mais grossos perto da raiz, quando são cortados podem parecer mais volumosos temporariamente. Mas o corte de cabelo não influi na queda, apenas modifica o visual. Nada do que é feito no fio causa mudanças na raiz do cabelo porque não interfere no couro cabeludo, onde está o problema. Logo, cortar as pontinhas não evita a queda.

É normal o cabelo cair nos pós-parto

VERDADE. Tanto durante como após a gravidez, o corpo da mulher passa por grandes alterações hormonais. Depois do parto, essa oscilação hormonal pode sim provocar uma queda de cabelo acentuada num período três a seis meses. O mesmo pode acontecer com quem faz dietas drásticas, quem passou por um trauma físico ou psicológico. Para resolver o problema, o tratamento para queda de cabelo é feito com reposição de ferro e nutrientes, ingestão de pílulas à base de vitaminas e outras substâncias.

Dormir com o cabelo molhado facilita a queda dos fios

VERDADE. Cair no sono com os fios ainda molhados não apodrece a raiz do cabelo como muita gente pensa, mas traz riscos para a saúde e compromete a beleza das madeixas. A umidade dos fios favorece a proliferação de fungos e micoses. Além disso, os cabelos molhados ficam mais frágeis e podem cair devido à quebra causada pelo atrito com o travesseiro.

Medicamentos podem causar queda de cabelo

VERDADE. As pílulas anticoncepcionais, os antidepressivos, emagrecedores, drogas para hipertensão, problemas cardíacos e para controle de doenças autoimunes são os medicamentos que mais causam a perda de cabelos.

Lavar os cabelos todo dia aumenta a queda

MITO. Não existe nenhuma ligação entre lavar os cabelos todos os dias e a queda dos fios. Na verdade, a lavagem apenas ajuda a soltar os fios que cairiam de qualquer forma, pois já estavam em fase de queda.

Nenhum comentário: