Descubra tudo o que o feijão, este amado alimento, pode trazer de bom para a sua saúde.
Fonte de fibras
Esse é um alimento rico em fibras solúveis e insolúveis, portanto, tem a propriedade de produzir saciedade, auxiliar no trânsito intestinal, evitar a constipação e reduzir a absorção de colesterol e glicose.
Farinha de feijão branco
As pesquisas ainda não mostraram quais são os feijões que mais contribuem para o emagrecimento. Por enquanto, tudo indica que o branco pode levar a medalha de campeão nesse quesito — pelo menos, na forma de farinha. O motivo está em um nutriente de nome difícil chamado faseolamina. Essa proteína é responsável por reduzir a absorção de carboidratos e alguns estudos demonstram uma relação entre o consumo de farinha de feijão-branco e a redução de peso.
O efeito da farinha de feijão-branco ocorre assim: por conta da ação da faseolamina, parte dos carboidratos que consumimos escapam de serem digeridos e são eliminados pelas fezes. Ou seja, eles deixam de ser transformados em açúcar e não são absorvidos nessa forma pelo corpo. Desta maneira, ao diminuir a absorção de açúcar, o processo de emagrecimento é facilitado.
Calorias reduzidas
Já o caiupi ou feijão-de-corda — muito conhecido na região nordeste do Brasil —, segundo uma pesquisa em animais realizada na Universidade de São Paulo (USP), ajuda na redução do colesterol.
Embora sejam muito próximos em valor nutricional, esses alimentos possuem diferenças em micronutrientes como ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Por esse motivo, vale muito a pena variar o consumo entre eles. Uma concha média, em cada uma das refeições principais, é a dica de consumo diário.
Muito além do emagrecimento
Uma concha de feijão vem carregada de vantagens que envolvem muito mais que a perda de peso. Seus nutrientes são importantes para regulação da pressão arterial, construção e reparação muscular, reforço do sistema imunológico e prevenção da anemia, entre outras funções.
Além disso, os feijões são ricos em antioxidantes, que previnem doenças degenerativas e alguns tipos de câncer. Eles ainda contribuem no tratamento da diabetes, constipação intestinal e controle do colesterol e triglicérides elevados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário