4.02.2014

Fluminense anuncia Cristóvão Borges como novo treinador

  • Último trabalho do técnico foi no Bahia, no Brasileiro de 2013
  • Ele vai substituir Renato Gaúcho, demitido pela manhã
  • Cristóvão já foi vice-campeão brasileiro com o Vasco
Gian Amato 
Cristóvão Borges em agosto de 2012, quando era técnico do Vasco: ele vai treinar o Fluminense Foto: Jorge William / Agência O Globo
Cristóvão Borges em agosto de 2012, quando era técnico do Vasco: ele vai treinar o Fluminense Jorge William / Agência O Globo
RIO - Não deu nem tempo de lamentar. Pela manhã, o técnico Renato Gaúcho foi demitido do Fluminense. No meio da tarde desta quarta-feira, a diretoria do clube anunciou Cristóvão Borges como novo treinador.
Com 54 anos, Cristóvão, que treinou o Bahia até o fim de 2013 e estava sem clube desde então, será apresentado nesta quinta à tarde, por volta de 13h30m, nas Laranjeiras, onde assinará contrato de um ano.
Ao optar por Cristóvão, que já havia sido cobiçado pelos dirigentes tricolores no ano passado, o Fluminense vai gastar mais. Isto porque Renato Gaúcho recebia cerca de R$ 500 mil, mas cabia ao Fluminense o pagamento de apenas 10% deste valor. O salário de Cristóvão será menos da metade, aproximadamente R$ 200 mil. Só que serão pagos integralmente pelo clube. Se dependesse apenas da vontade de Celso Barros, presidente da Unimed, patrocinadora do clube, Renato continuaria no comando.
- O patrocinador tem a opinião dele, eu respeito, mas foi uma decisão do Fluminense, que vai custear o próximo treinador - disse Peter Siemsen, presidente do clube, pela manhã.
Ainda sem nenhum título como treinador, Cristóvão fez um bom trabalho no Vasco, onde despontou após substituir Ricardo Gomes, que havia sofrido um AVC. Com ele no comando técnico, o time de São Januário foi segundo colocado no Campeonato Brasileiro de 2012.
O novo treinador é um velho conhecido nas Laranjeiras, onde jogou nas décadas de 1970 e 1980, tendo conquistado o Estadual de 1980. Em um Fla-Flu, em outubro de 1979, o então jogador com apenas 20 anos ajudou o tricolor a vencer por 3 a 0 ao marcar um dos gols. Rubens Galaxe e Pintinho fizeram os outros dois.
Estes fatos também foram levados em conta pelos dirigentes do Fluminense, que não queriam repetir o erro de contratar um treinador renomado, como Vanderlei Luxemburgo, mas sem um pingo de identificação com as Laranjeiras.

Nenhum comentário: