4.01.2014

Motoristas com multas já podem fazer parcelamento em até 12 vezes

Interessado no parcelamento pode optar por receber o benefício em todas as multas ou selecionar as que pagar para receber o desconto ou o parcelamento

Christina Nascimento
Rio - A partir desta terça-feira, os motoristas endividados com multas de trânsito poderão fazer o parcelamento em até 12 vezes, com redução de 30% do valor, ou o pagamento à vista com 50% de desconto. Mas quem está interessado na facilidade deve correr. A prefeitura definiu como prazo limite o dia 31 de julho para fazer a opção por dividir o valor ou conseguir o desconto. Os pedidos só podem ser feitos pela internet. Mas não é a única novidade no mundo digital. Pais de alunos da rede municipal podem acompanhar online o boletim dos filhos e pacientes das Clínicas da Família, seus prontuários.
Antônio: ‘Vou acompanhar desempenho de Talita na Internet’
Foto:  Alexandre Vieira / Agência O Dia
“Acho que todo tipo de avanço vem para o bem. Muitos pais trabalham e acabam não tendo tempo para acompanhar a vida escolar dos filhos”, comentou o autônomo Antonio Alves, 62 anos, pai de Talita, aluna de 5 anos da rede municipal.
O secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Teixeira, explicou que para fazer o banco de dados foram necessários seis meses de trabalho. “É uma maneira da prefeitura personalizar cada morador do Rio. Do nascimento até a morte da pessoa ficará registrado no site”, afirmou o secretário. A página na internet poderá, inclusive, mostrar em qual jazigo a pessoa foi enterrada, já que o serviço funerário é gerenciado pela prefeitura.
Pedro Paulo nega, no entanto, que o projeto seja invasivo. Ele explicou que, no caso dos adultos, é preciso preencher dados, com número do CPF e criar uma senha para abrir seu perfil. “Se for pensar assim, é o mesmo risco que se corre de alguém pegar seu cartão com a senha e usar”. A ideia é que o banco fique mais detalhado nos próximos meses. Isso significa, por exemplo, que os pais podem se preparar para acompanhar a presença dos filhos nas escolas e até trocar informações com os professores pela ferramenta digital.
No caso das multas de trânsito, Pedro Paulo lembrou que o interessado no parcelamento pode optar por receber o benefício em todas as multas ou selecionar as que pagar para receber o desconto ou o parcelamento. Pelos dados da prefeitura são 3.061,379 veículos que estão na condição de receber a facilidade.
O parcelamento vale para as multas emitidas até o dia 31 de dezembro de 2012. Pela regra, fica proibido novo parcelamento do débito em caso de inadimplência de uma das parcelas. Outro dado importante é que a vistoria do veículo só poderá ser realizada mediante pagamento do débito.
“Vai ser bem interessante e proporcionar mais conforto principalmente para o pessoal que roda o dia inteiro e tem muita multa, como os taxistas”, disse o comerciante Roberto Pimentel, de 52 anos.
Como fazer
-Entrar no site  http://iportal.rio.rj.gov.br/mpmweb
-Digitar placa e Renavam do carro.
-Acessar as multas.
-Escolher as que vai pagar
-Aparece simulador com o valor à vista e as parcelas.
-Escolher quais quer pagar (se não escolher todas perde o benefício para as que ficarem em débito).

O parcelamento poderá ser feito até o dia 31 de julho e vale para as multas emitidas até 31/12/2012;
O infrator poderá acumular em um só parcelamento as multas que estavam no seu nome;
O parcelamento garante ao proprietário do veículo, enquanto estiver em dia com o pagamento das parcelas, o direito ao motorista de fazer a vistoria no carro e obter Registro de Licenciamento Anual do respectivo veículo;
O atraso superior a 30 dias no pagamento de qualquer parcela determinará o cancelamento do benefício, o vencimento antecipado de todas as demais, o recálculo do débito e o prosseguimento da cobrança.

3 comentários:

Anônimo disse...

pergunto como fazer para informar ao detran o pagamento da multa??. A multa ja esta paga e continua em aberta no detran.
Luiz Fernando , Ilha do Governador cep 21921-500

Anônimo disse...

pergunto como fazer para informar ao detran o pagamento da multa??. A multa ja esta paga e continua em aberta no detran.
Luiz Fernando , Ilha do Governador cep 21921-500

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Luiz se eu fosse vc tentava a ouvidoria do DETRAN