Rio -  Dados do Censo 2010 divulgados na semana passada pelo IBGE apontam que, desde a década de 1960, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 25,4%. Se você nasceu na segunda metade da década de 1990, tem motivos ainda mais fortes para comemorar. Segundo o geneticista italiano Edoardo Boncinelli, 70 anos, os membros da chamada “geração Y”, no mundo inteiro, têm 50% de chances de viver mais de 100 anos.
A longevidade com saúde deverá ser ampliada cada vez mais graças a avanços da ciência em todo o mundo | Foto: Banco de imagens
A longevidade com saúde deverá ser ampliada cada vez mais graças a
 avanços da ciência em todo o mundo | Foto: Banco de imagens
A teoria está no livro “Carta a um Menino que Viverá 100 anos – Como a Ciência nos Fará (quase) Imortais. Segundo o italiano, a longevidade tende a crescer ainda mais por causa de progressos como a manipulação genética e os tratamentos para pessoas com mais idade.
A teoria dele é a de que o ser humano está se preparando para o fato de que, depois que passamos da idade reprodutiva, a natureza “se esquece de nós”, pois ela só está preocupada na procriação. “Depois de certa idade, 30 ou 40 anos, nosso corpo se enche de falhas. Envelhecimento é uma acumulação progressiva de grandes e pequenos erros em todas as partes do corpo”, afirma o geneticista .
Boncinelli calcula que a idade limite biológica é de 120 anos. Caso todos tenham acesso aos cuidados necessários, é possível que a maioria possa atingir essa idade.