7.02.2012

GlaxoSmithKline paga US$3 bi em multas para encerrar processo


02 de julho de 2012
Reuters
A GlaxoSmithKline aceitou declarar-se culpada e pagar 3 bilhões de dólares para arquivar o maior caso de fraude em saúde na história dos Estados Unidos.
O acordo inclui 1 bilhão de dólares em multas criminais e 2 bilhões de dólares em multas civis com relação à venda dos medicamentos Paxil, Wellbutrin e Avandia, de acordo com documentos apresentados nesta segunda-feira a uma corte federal.
Como parte do acordo, com a GSK aceitou que o governo norte-americano vigiasse rigorosamente a equipe de vendas da famarcêutica para evitar subornos e outras práticas irregulares.
A GSK disse em comunicado que pagará as multas por meio de recursos existentes em caixa. A companhia tinha anunciado em novembro encargos de 3 bilhões de dólares relativos a reclamações legais.
O presidente-executivo Andrew Witty, afirmou que a unidade da GSK nos Estados Unidos "fundamentalmente mudou nossos procedimentos para compliance, marketing e vendas. Quando foi necessário, removemos funcionários que se envolveram em má conduta".
(Por David Ingram e Kate Holton)

Nenhum comentário: