7.06.2012

Calcule qual é a sua expectativa de vida

Clique no Link:   simulador Rumo aos 100,  saiba calcular qual a sua espectativa de vida
Já é possível calcular qual é a sua expectativa de vida com base nos seus hábitos, como alimentação, nível de estresse, assim como características físicas, como peso e altura. Para tal, foi criado o simulador Rumo aos 100, que é desenvolvido com base em cálculos atuariais.
O calculadora foi desenvolvida pela seguradora Icatu, e serviu de base para um levantamento com seus segurados, que chegaram à expectativa de vida de 83 anos. O estudo incluiu 3.367 pessoas, sendo 60% homens e 40% mulheres com uma média de idade de 42 anos.
O resultado mostra que algumas variáveis como estado civil, nível de estresse e fumo afetam diretamente o cálculo da expectativa de vida das pessoas. Os casados tiveram estimativa de 86 anos enquanto que solteiros e divorciados 79 anos. Quem se estressa pouco pode alcançar 84 anos e os muito estressados podem viver três anos a menos. Já para os fumantes a expectativa de vida não passa de 77 anos.
É possível identificar alguns costumes saudáveis dos usuários. A maioria (58%) disse que tem como hábito alimentar comer um pouco de tudo em horários regulares. Apenas 5% assumiram exagerar na quantidade de doces, produtos industrializados e alimentos gordurosos. Além disso, 45% afirmaram não beber e 44% disseram ter o hábito apenas nos finais de semana. Os resultados mostram ainda que 61% dos entrevistados declararam fazer check up pelo menos uma vez por ano, 94% garantiram não ter diabetes e 75% afirmaram ter pressão normal.
Porém, apesar de declararem essa preocupação com a saúde, a maioria está acima do peso. A média do IMC (Índice de Massa Corporal), que regula se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura, foi de 26,5, o que significa sobrepeso. E os entrevistados estão se movimentando pouco: 38% são sedentários e 18% se exercitam apenas uma vez por semana. Já 26% praticam alguma atividade física até três vezes por semana e apenas 18% mais do que três vezes. Em relação ao estresse, mais um ponto de atenção: 16% afirmaram estar muito estressados, 52% disseram ter um nível de estresse variando entre alto e baixo e 32% definiram como baixo.
Humberto de Freitas, superintendente de Marketing da Icatu Seguros, explica que a calculadora tem como objetivo ajudar as pessoas a se preocuparem com o futuro.
—A Calculadora Rumo aos 100 mostra como os hábitos de vida influenciam diretamente na sobrevida de cada um. Além disso, nossa intenção é despertar o público que quanto maior for a expectativa, mais tempo para realizar os projetos de vida a pessoa terá

Nenhum comentário: