7.02.2012

Sua memória está ruim ?

Especialistas ensinam dez práticas que ajudam a ativar a memória. 

Thamyres Dias
Extra
Se você esquece a chave de casa, não se lembra do aniversário daquela tia ou perde prazos no trabalho, não se desespere. O EXTRA convidou seis especialistas para ensinar dez segredos que ajudam a ativar a memória.
— No mundo em que vivemos, nosso cérebro é bombardeado por informações de todos os tipos, o tempo todo. Isso acontece com uma intensidade tão grande que às vezes não conseguimos processar tudo e acabamos nos perdendo — explica a pesquisadora da UFRJ Julia Clarke.
A memória é composta por três fases. A primeira é a aquisição, quando entramos em contato com a informação. Na segunda, o cérebro seleciona o que vai ser armazenado e descartado. A última fase é a evocação: quando tentamos nos lembrar desses dados.
— Quanto maior o conteúdo emocional de uma experiência vivida, maior a chance de que ela seja consolidada na memória — afirma Edvaldo Soares, doutor em Neurociências pela USP.
Ao contrário do que se pensa, os problemas de memória podem atingir qualquer pessoa em qualquer faixa etária. Para Julio Machado Correia, de 87 anos, os pequenos esquecimentos chegaram há pouco tempo.
— Entrei num curso de memória e faço palavras-cruzadas para exercitar o cérebro — conta o aposentado.
E você está com a mémoria ruim? Faça o teste abaixo





Nenhum comentário: