7.05.2012

DIETA: COMER OU NÃO COMER QUEIJO MINAS?

Dieta: comer ou não comer queijo minas?

Queijo minas pode ser gorduroso. Confira mais detalhes sobre este queijo!

Ao começar uma dieta, você já sabe: corte o queijo amarelo e consuma o queijo branco. Neste momento, a primeira opção que nos vem à cabeça é o queijo minas. Mas, até que ponto este alimento é benéfico para a saúde e para o emagrecimento?
De acordo com a nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, o leite e seus derivados não são alimentos tão inofensivos quanto parecem. “A hipersensibilidade a esses alimentos é cada vez mais frequente. Ela aparece principalmente em forma de rinites, bronquite e alergias. E isso não envolve só os queijos amarelos ou só o leite integral, mas, sim, todos os laticínios, sejam eles magros ou gordos”, explica.
Vale ressaltar que essa hipersensibilidade pode também aumentar a inflamação do organismo, o que dificulta a perda de peso. “Não sou a favor do consumo de queijo minas todos os dias, ou pensar nele sempre que se fala em dieta, já que ele pode ser bem gorduroso. Além disso, as pessoas devem atentar para o tamanho da fatia. Muitas acabam exagerando por acreditar que ele é um aliado da dieta”, diz Mariana Froes.
Quem quer emagrecer pode optar por outras possibilidades para rechear o pão integral. “O óleo de coco, que é tão falado e faz bem ao organismo, pode ser colocado no pão para substituir o queijo, uma colher de sobremesa é o suficiente”, sugere a nutricionista.
E para quem riscou os outros tipos de queijo do cardápio, um alerta: o queijo minas pode ser até mais calórico do que o próprio queijo mozarela. Os queijos cottage e ricota são menos calóricos, mas o seu consumo não deve ser diário, já que são derivados do leite.
“O ideal é que exista um rodízio de alimentos, uma variação. Outra dica importante e legal para fugir um pouco dos queijos é optar pelas geleias sem açúcar, por exemplo. Só não fique com a diet, essas possuem adoçantes. A versão sem açúcar é naturalmente adoçada e bem mais saudável. O ovo também pode ser uma boa opção, apesar de muitos pensarem o contrário”, conclui a especialista.

TOFU: A MELHOR OPÇÃO PARA A SUA DIETA

Tofu: a melhor opção para a sua dieta
Conheça os benefícios do tofu

Queijo é quase uma paixão nacional. Desde o café da manha até o jantar, ele está sempre fazendo parte da refeição. Contudo, para quem quer emagrecer, existem algumas limitações. Mais saudável e menos gorduroso do que o queijo minas, o Tofu, vem ganhando espaço no cardápio e caindo no gosto de quem está sempre lutando contra a balança.
O Tofu é uma espécie de queijo obtido a partir do leite de soja. Altamente nutritivo, rico em proteínas e ácidos graxos poliinsaturados, ele tem ainda a vantagem de ser de fácil digestão e não ter gosto ativo, o que permite seu uso em vários pratos.
Os benefícios do Tofu
É light!
Em 100 gramas de tofu você consome de 60 a 80 calorias. E a lista de nutrientes é bem vasta: ele é rico em vitaminas B, D, E, F e K, magnésio, fósforo, zinco e ferro.
Previne as rugas
Possui ação antioxidante, que impede o surgimento dos radicais livres, combatendo o envelhecimento.
Não tem lactose
Ideal para pessoas que sofrem com a intolerância às substâncias presentes nos derivados do leite de origem animal.
Alivia a TPM
Por ser rico em cálcio e conter baixo teor de gordura, o tofu ameniza a sensação de irritabilidade e tristeza, tão comum neste período.
Versatilidade
Seja em saladas ou sopas, ou simplesmente nos recheios dos sanduíches, o tofu cai sempre bem. O seu sabor é suave e neutro, podendo ser temperado com azeite, por exemplo, ou molhos lights.
Quanto consumir?
25 gramas por dia é suficiente para tirar proveito deste alimento que tem tantos benefícios.

QUEIJO PRATO PARA PERDER A BARRIGA

Queijo prato para perder a barriga
Pesquisa revela que o queijo prato não é mais o vilão da dieta.ompartilhe
Quando se pensa em dieta, um dos alimentos que logo cortamos ou, em algum casos, substituímos, é o queijo. O queijo tipo prato, então, fica no mínimo em quarto lugar da nossa lista, depois de tipo mais saudáveis como o minas frescal, a ricota e o cattage. Mas, uma mudança no cardápio está prestes a acontecer: o queijo prato pode ajudar a perder barriga!
Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, os queijos podem colaborar na dieta. E o preferido dos brasileiro, o queijo prato, apesar de não ser um dos mais leves, pode evitar o aparecimento da tão indesejável “gordurinha” que se acumula na barriga. Esse tipo de queijo é composto por uma substância, a CLA, ácido linoleico conjugado, uma aliada da dieta.
Confira o resultado:
Prato - teor de CLA: 0,34g / 100g de queijo
Mussarela - teor de CLA: 0,24 g / 100g de queijo
Requeijão - teor de CLA: 0,24g / 100g de queijo
Frescal - teor de CLA: 0,23g / 100g de queijo
Uma fatia pequena (3,5g) de queijo tem quantidade diária suficiente do CLA para o organismo. Mas os médicos indicam 30 gramas por dia para aproveitar também outros benefícios do laticínio, como fósforo e cálcio.
Só não se esqueça de contabilizar as calorias.
- Valor calórico equivalente a 30g de queijo:
Cheddar -112 k/cal
Parmesão - 120 k/cal
Provolone - 101 k/cal
Cream chesse - 45 k/cal
Mussarela - 60 k/cal
Cottage – 30 k/cal
Ricota – 50 k/cal
FrescaL – 61 /cal
Fonte: Jornal Hoje, da TV Globo.

Nenhum comentário: