Rio -  Motoristas com 65 anos ou mais de idade vão poder estacionar de graça em vagas públicas do Rio Rotativo, usando cartão especial. A Lei 329, que garante o benefício a essas pessoas, foi sancionada esta semana pelo prefeito Eduardo Paes. Mas, para começar a valer, é preciso ainda que a Secretaria Municipal de Transportes defina a forma de emissão do documento.
Idosos não deveriam penar para achar vagas em estacionamento | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Idosos não deveriam penar para achar vagas em estacionamento | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
O órgão informou que, apesar da sanção da lei, não estabeleceu onde e como o idoso poderá obter o documento. De acordo com o texto, o cartão deverá ser deixado em local visível dentro do veículo ao estacionar. O documento autoriza o uso do estacionamento do Rio Rotativo sem pagar, mas as vagas não precisam estar demarcadas.
Segundo a lei, o motorista idoso não poderá passar o cartão para outra pessoa, tirar cópia ou usá-lo com danos e rasuras. O prazo de validade será de cinco anos, podendo ser renovada por mais cinco.
Conforme reportagem do ‘Vovô Secreto’ de O DIA antecipou em maio, o Rio era a única capital do País que não contava com documento de identificação para motoristas idosos. De acordo com o autor da lei, o vereador Carlos Eduardo (PSB), a medida visa garantir aos aposentados alívio no orçamento. “Eles já têm despesas demais com remédios e muitos são chefes de família”, diz.