7.02.2012

COMO DRIBLAR A FOME NOS DIAS FRIOS

Como driblar a fome nos dias frios

Nutricionista explica como controlar o desejo de comer no inverno.

O tempo começou a esfriar e já pensamos: “que tal um fondue?” ou “o tempo está pedindo uma pizza!”. Controlar o desejo de comer nos dias frios é um desafio que a maioria das pessoas enfrenta ano após ano. A explicação para esta gula fica por conta do metabolismo que, nos dias frios, fica um pouco mais acelerado para manter o corpo aquecido.
A nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, dá três dicas essenciais para conseguir driblar este probleminha e até perder uns quilinhos. São elas:
1 – Não fique muito tempo sem comer: essa atitude fará com que você tenha desejos incontroláveis por alimentos mais “gordos”. Uma boa dica de lanche são as amêndoas e um chá quentinho para acompanhar;
2 – Evite alimentos industrializados: sopas com carnes gordas e caldos industrializados devem ser riscados da lista. Dê preferência às sopas mais saudáveis que contenham vegetais. Alguns bons exemplos são a sopa de abóbora, cenoura e gengibre;
3 – Beba água: a água deve ser consumida sempre. Ela ajuda tanto na perda quanto na manutenção do peso.
Ainda de acordo com a nutricionista Mariana Froes, o inverno aumenta a quantidade de tentações gastronômicas e as roupas escondem o ganho de peso de homens e mulheres. “O ganho de peso ocorre e as pessoas deixam de perceber os quilinhos a mais. É preciso ficar de olhos bem abertos”, disse Mariana Froes.


INVERNO EMAGRECE

Inverno emagrece
Isso é possível!

Você sabia que as temperaturas baixas podem ajudar a perder peso? Sim, é verdade! E está na hora de você tirar proveito desta situação. No frio, o corpo trabalha muito mais do que o normal para manter nossa temperatura interna e isso ajuda a queimar calorias. De acordo com a nutricionista Lílian Assis, o corpo aumenta o gasto calórico num valor em torno de 10%.
Sobre a perda de peso no frio, Lílian explica da seguinte forma. “Se meu gasto normal é 2000 kcal, é como se conseguíssemos ingerir menos 200 kcal, o que daria uma perda aproximada de 800g por mês”, conclui a nutricionista.
Mas, não fique pensando que somente o frio do inverno fará isso por você. Manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos é fundamental para se conseguir alcançar o corpo ideal ou manter a boa forma
Apesar do benefício, no inverno a preguiça de sair de casa é sempre maior, assim como a de fazer exercícios em geral. Mas, se você deseja muito estar de bem com o seu corpo e com a saúde em dia no verão, é preciso passar o inverno na linha.
“Não adianta começar a se preocupar quando a temperatura esquenta, aí já é tarde. Principalmente pra quem precisa perder muito peso ou enrijecer a musculatura”, afirma Lílian.
Alimentação
De acordo com especialistas, alimentos à base de cafeína, pimentas e fibras aumentam a queima de calorias. Já as sopas e caldos têm o poder de saciar a fome. Além de esquentar o corpo, também hidratam.

ALIMENTOS PERIGOSOS NO INVERNO

Alimentos perigosos no inverno
Atenção com os alimentos nesta estação

Com o clima mais frio, sentimos mais fome e menos vontade de sair de casa. Com isso, a dieta pode ser afetada e as consequências serão vistas quando precisarmos expor o corpo no verão. As roupas de inverno acabam permitindo que relaxemos um pouco, ou seja, estamos sempre nos enganando com casacos e calças que escondem qualquer imperfeição. Mas, será que vale à pena esconder os excessos agora para chegar ao verão completamente fora de forma?
Para que este não seja o seu caso, confira uma lista preparada pela nutricionista Lílian Assis com os alimentos mais perigosos do inverno.
Chocolate quente e Capuccinos:
Leite integral e açúcar compõem estas bebidas que esquentam e engordam. Em casa, podemos fazer versões light, com leite desnatado e adoçante. Portanto, esta é a melhor opção.
Outro substituto é o chá. Também aquece e pode até mesmo ajudar a perder gordura e reduzir o inchaço. Prefira chá verde e carqueja, mas qualquer chá tem calorias próximas de zero.
Outra bebida quentinha e com poucas calorias é o café. Não devemos ultrapassar a recomendação diária de 3 xícaras pequenas (50ml) ao dia. Vale lembrar, também, que o melhor é consumi-lo na parte da manhã para não atrapalhar o sono.
Massas e pizzas:
Dependendo do recheio, pode ser um desastre em calorias e gorduras. Escolhas as versões ricas em verduras e legumes e com molho ao sugo. Polvilhe apenas 1 colher de queijo e, se a porção for grande, divida com alguém.
Fondues:
O de carne é fritura, o de queijo é extremamente gorduroso e o de chocolate contêm açúcar mais gordura. Portanto, a melhor opção é preparar estas delícias em casa, optando pelas versões light. (link)
Sopas:
Sopas cremosas, com base de creme de leite ou manteiga, podem ser mais calóricas que pratos principais. Prefira as de legumes, feitas com azeite e temperos naturais. Sopas de saquinho também são ricas em sal, favorecendo a retenção de líquidos.
Queijos e vinhos:
Queijos amarelos e pastosos são ricos em gorduras maléficas e de difícil digestão, por isso, não ajudarão em nada a sua dieta. Escolhas queijo minas light, tofu, mozzarella de búfala ou, ao menos, as versões light de outros queijos. No vinho, a palavra chave é moderação. Fique entre 1 e 2 taças e beba bastante água.

OS BENEFÍCIOS DAS FRUTAS DO INVERNO

Os benefícios das frutas do inverno
Aproveite o que de melhor existe nesta estação!

Rica em carboidratos, é a melhor opção para espantar aquela preguiça e dar mais ânimo para malhar. Sem contar que, no frio, é muito comum as pessoas sentirem cãibras enquanto se exercitam, problema que pode ser evitado com o consumo da fruta.

Goiaba

A goiaba tem vitaminas A, B1, C, ferro, potássio e cálcio. Sem contar que possui grande quantidade de licopeno, substância avermelhada (daí a cor) que protege a próstata.

Manga

Se para você, inverno combina com tosse, é porque não consome esta fruta. A manga é um ótimo expectorante, além de ser rica em vitaminas A, B e C.

Maçã

Esta é uma fruta que já faz parte da rotina dos brasileiros. Por conter grande quantidade de fibras, nutrientes que ajudam a diminuir a absorção de lipídeos pelo intestino, atua no combate ao colesterol ruim, o LDL.

Morango

Esta fruta vermelhinha e muito saborosa é uma ótima aliada para manter as suas artérias saudáveis, por sua função vasodilatadora. Ela inibe a formação de coágulos sanguíneos, evitando a ocorrência de doenças cardiovasculares. É rica, também, em vitamina C e ajuda a prevenir as gripes e os resfriados tão comuns nesta época do ano.

Laranja

Seja no suco, na feijoada ou, simplesmente, como sobremesa, esta fruta já caiu nas graças da maioria das pessoas. Ela é conhecida como fonte de vitamina C, mas os seus benefícios não param por aí. Ela é rica em antioxidantes, que ajudam a manter a pele rejuvenescida e também em vitamina A, indicada para combater alergias, retenção hídrica e processos inflamatórios.

Abacate

Tudo bem que quando a gente pensa nesta fruta, logo nos vem à cabeça a imagem de uma bomba calórica. Mas, o que muitos não sabem é que o seu consumo moderado é, na verdade, muito benéfico a nossa saúde, pois ajuda no combate ao colesterol ruim (LDL), é uma ótima fonte de energia e, ainda, auxilia na digestão.

Caqui

Esta também é uma fruta bastante calórica, mas, assim como o abacate, ela atua de maneira benéfica no nosso organismo. É muito rica em água, fibras e minerais, como cálcio e ferro. Combate a prisão de ventre e fortalece os ossos.

ESQUENTE-SE NESTE INVERNO SEM COLOCAR A DIETA EM RISCO

Esquente-se neste inverno sem colocar a dieta em risco
Dicas que vão te ajudar a se manter bem quentinha e, principalmente, magra!

Nada como uma bebida bem quentinha para a gente se esquentar no inverno. Porém, não dá para negar que a maioria delas engorda e acaba colocando em risco a dieta. Então, o que pode ser feito? De acordo com a nutricionista Lílian Assis, existem diversas opções que podem significar uma solução para este problema.

“A melhor opção são os chás. Com quase zero caloria basta encontrar os sabores que agradam seu paladar. Não exagere na quantidade, pois algumas ervas ingeridas em excesso podem gerar sintomas indesejados, como elevação da pressão, irritação estomacal, intestino solto, etc”, afirma ela.

Quanto ao café, ela alerta: “Esta também é uma boa opção. Quente e energizante é quase unanimidade no Brasil. Porém, devemos respeitar a quantidade máxima para não haver ingestão excessiva de cafeína, que é de 150ml ao dia”.

O segredo pode estar na maneira como você adoça a bebida. “Prefira os adoçantes ou tome puro para sentir o real sabor da bebida. Os açúcares mascavo, light, orgânico e demerara são opções mais saudáveis para quem não quer o adoçante, contudo, as calorias devem ser consideradas”, diz a especialista.

Dica infalível: Evite café com leite, capuccinos e chocolates quentes, principalmente na rua. Em casos inevitáveis, fique com as opções mais magras: leite desnatado ou de soja e sem açúcar. Mas, lembre-se: Nada de abusos!

Confira a quantidade de calorias presentes nas bebidas mais consumidas durante esta época do ano.

Bebidas não adoçadas:

Chá (150ml) – 2 kcal

Café (50ml) – 2 kcal

Café expresso (50ml) – 9 kcal

Café com leite integral (100ml) – 45kcal

Café com leite desnatado (100ml) – 28kcal

Capuccino normal (100ml) – 65kcal

Capuccino light (100ml) 48kcal

Chocolate quente (100ml) – 98kcal

Chocolate quente light (100ml) – 74kcal

DICAS PARA VOCÊ APROVEITAR O INVERNO SEM EXAGERAR NAS CALORIAS

Dicas para você aproveitar o inverno sem exagerar nas calorias
No tempo frio, é comum sentir mais fome! Já que no inverno é muito mais difícil conseguir manter a forma, descubra algumas dicas que podem ajudar. Com pequenas mudanças de hábito, você pode conseguir ficar em forma.

Inverno combina com... Comida! Sem dúvidas, não há estação melhor para a gente se encher de besteiras e comer de tudo! Por isso, é tão difícil manter a forma e continuar aquela dieta que estava caminhando tão bem! Até porque, se existe algo que não dá para negar, é que frio dá sono e fome. E mais ainda, dá tanta que preguiça que abamos colocando a academia em segundo plano.

Porém, essa mudança de hábito pode proporcionar um aumento de peso e, principalmente, trazer alguns riscos à saúde. Um bom exemplo é o aumento do colesterol ruim (LDL), já que com a chegada dessa estação nós costumamos exagerar no consumo de alimentos calóricos e gordurosos. O mais importante é que você curta essas delícias sem cometer exageros. "A alimentação não deve ser um amontoado de preceitos rigorosos e nem devemos nos privar de certos prazeres. A proibição leva à culpa e à transgressão”, ressalta o Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor-Hospital do Coração.
 
A dica, para que você mantenha o controle, é optar por uma dieta balanceada e abusar das sopas, principalmente antes de dormir. Além de pouco calórico, esse prato pode ser rico em nutrientes, carboidratos e proteínas, tudo de maneira muito equilibrada. "Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem, em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes. No Brasil existem inúmeros produtos naturais e com sabor exótico que podem ser incorporados à alimentação diária" explica o Dr. Magnoni.

Para que você curta essa estação sem se preocupar com a forma, basta seguir essas dicas que o Dr. Daniel Magnoni preparou especialmente para você! Confira:

- Fracionar a alimentação durante o dia;

- Incorporar legumes coloridos à alimentação;

- Incorporar alimentos com sabor acentuado;

- Utilizar frutas em mistura com doces e salgados;

- Utilizar o sabor azedo de algumas frutas na preparação de carnes;

- Reduzir o sal e gorduras saturadas;

- Aumentar gorduras monoinsaturadas, azeite de oliva e canola;

- Evitar ingerir refrigerantes e bebidas gasosas;

- Reduzir o consumo de carboidratos no período noturno;

- Aumentar o exercício aeróbico visando controlar o peso;

- Não comer por impulso;

- Não ir ao supermercado com fome.


RESUMINDO A PARADINHA: QUER EMAGRECER? MUDE OS SEUS HÁBITOS!

Quer emagrecer? Mude os seus hábitos!
6 dicas que podem te dar mais qualidade de vida e o corpo que você tanto deseja.


Confira uma lista simples e rápida que vai te ajudar a espantar tudo aquilo que pode atrapalhar a sua busca pelo peso ideal.

1 – Compre uma grande variedade de frutas e estoque na geladeira. Ao mesmo tempo, elimine do armário alguns alimentos que só irão te atrapalhar, como biscoitos recheados, chocolates e enlatados.

2 – Ao fazer compras no supermercado, evite entrar em corredores que só oferecem aquilo que você não pode comer durante a dieta. Lembre-se de que: “O que os olhos não vêem, o coração não sente”.

3 – Aquela velha história que diz que você deve ler tudo antes de assinar, também vale quando o assunto é a alimentação. Ler os rótulos antes de comprar um produto pode fazer com que você não caia em furadas. As melhores opções são aqueles produtos que oferecem baixo teor de gordura, açúcares e sódio. Esta combinação tem que fazer parte da sua vida.

4 – Fique atento ao tamanho das porções. Ao fazer o seu prato, coloque sempre quatro colheres de sopa de arroz, uma concha de feijão, um pedaço de carne que não ultrapasse o tamanho da palma da sua mão e salada à vontade.

5 – Doces são, realmente, verdadeiras delícias. Mas, não tem jeito. Quem quer perder peso deve evitar o consumo exagerado. Uma boa saída é: comê-los durante os finais de semana e nos outros dias optar por frutas na sobremesa. Vale lembrar que as gelatinas estão liberadas para qualquer dia!

6 – Faça a ultima refeição cerca de duas horas e meia antes de dormir. Este é o tempo que o seu organismo precisa para fazer a digestão. Se depois deste tempo você sentir necessidade de comer algo, opte por frutas, uma xícara de chá, enfim, alimentos leves e que não engordem.





Nenhum comentário: