7.05.2012

O que é preciso para ter bom sono

Para garantir uma boa noite de sono, é importante ter um bom colchão, um bom travesseiro e uma boa postura. A ausência de um desses fatores pode prejudicar a qualidade do sono, então é importante observar sinais de desgaste nos produtos e tomar alguns cuidados.
Além disso, a especialista e personal do sono Silmara Bueno recomenda que a cama fique desarrumada de 2 a 3 horas após a pessoa acordar para eliminar o odor e a umidade adquiridos ao longo da noite. Isso ajuda na preservação do colchão e pode aumentar sua durabilidade.
Outro problema que pode atrapalhar na hora de dormir é o tempo seco. A pediatra Ana Escobar mostrou que, quando o ar seco entra pelo nariz, ele resseca as mucosas de dentro. Para tentar deixar o nariz mais úmido, o corpo se defende produzindo mais secreção, o que dificulta o trabalho dos cílios.
Fica mais difícil respirar pelo nariz, então a boca passa a ser alternativa e o ar seco entra e resseca também toda a mucosa da boca e da garganta. Isso causa pequenas rachaduras, que funcionam como "porta de entrada" para vírus e bactérias.
Arte Terror Noturno Bem Estar VALENDO (Foto: Arte/G1)
Colchão
Segundo a personal do sono e fisioterapeuta Silmara Bueno, não existe um colchão ideal. É importante experimentar o produto e verificar se o colchão está de acordo com o peso e o tamanho de cada um. Além disso, a coluna precisa estar alinhada e confortável, moldada de maneira eficiente no colchão.
A maioria dos colchões dura até 10 anos, mas a validade vai depender de fatores externos como umidade e sobrecarga além, claro, da qualidade do produto. Para aumentar a durabilidade, é aconselhável fazer o rodízio pelo menos uma vez por mês, ou seja, fazer a rotação alternando a posição dos pés e da cabeceira e trocar também as faces do colchão de um lado para o outro.
É importante também deixar o colchão “respirar” por, pelo menos, quatro horas por semana. Isso ajuda a eliminar a umidade.
Outro problema dos colchões é que acumulam muitos ácaros, bactérias, fungos e vírus. Quase metade de todas as doenças pode ter como causa os colchões deteriorados.
Xixi na cama
No caso das crianças que sofrem com o xixi na cama, a solução para o colchão é a capa impermeável. Caso a urina vaze, é recomendável colocar um papel absorvente em cima da região molhada para retirar toda a umidade. Depois, só utilizar um produto para remover o odor da urina.
Veja no vídeo ao lado a íntegra do chat com a pediatra Ana Escobar e a personal do sono Silmara Bueno.
Polvilhar bicarbonato de sódio com algumas gotas de água e deixar agir por algumas horas também é uma boa solução. Depois, só usar o aspirador de pó, secar com o secador de cabelo ou ventilador e, por fim, colocar em local arejado e ventilado. Vinagre também ajuda a remover as manchas de urina.
É importante que o colchão seque totalmente, pois a umidade cria condições ideais para o crescimento de fungos e bactérias e também odores desagradáveis.
Arte Terror Noturno Bem Estar (Foto: Arte/G1)
Terror noturno
Assim como o sonambulismo e as crises inconsoláveis de choro do bebê, o terror noturno faz parte de um grupo de distúrbios do sono chamados de parassonias.
São distúrbios benignos, associados à maturação dos mecanismos do sono e, por isso, mais comum em crianças.
Esses distúrbios não trazem nenhuma seqüela ao cérebro futuramente.
Segundo a pediatra Ana Escobar, essa maturação está associada à neuroplasticidade, um processo que nos ajuda a aprender sempre.
Funciona como um quebra cabeças com capacidade de remapeamento das conexões das nossas células nervosas.
Nas crianças esse processo é muito rápido, pois elas estão desenvolvendo capacidades cognitivas, motoras, a fala, ou seja, tudo ao mesmo tempo.
O infográfico ao lado mostra o que fazer durante as crises de terror noturno e como evitar acidentes. Portas abertas e objetos cortantes à vista podem ser perigosos.
É importante também não acordar a pessoa durante a crise de terror noturno porque isso pode piorar e prolongar o episódio.

Viva mais leve
Na noite desta quarta-feira (4), o Corinthians jogou contra o Boca Júniors no Pacaembu, pela final da taça Libertadores da América, e saiu campeão invicto pela primeira vez no torneio.
O Bem Estar acompanhou a partida ao lado do corintiano Paulo, um dos participantes da série ‘Viva mais leve’. (veja no vídeo)
A pediatra Ana Escobar mostrou que, durante o jogo, o corpo libera uma carga de adrenalina, como se estivesse se preparando para uma grande explosão. Quando sai o gol, essa carga aumenta muito, eleva a frequência cardíaca, acelera a respiração e dilatam as pupilas.
Além da adrenalina, o resultado positivo libera também endorfina, o hormônio que dá a sensação de prazer e felicidade. Porém, se o time adversário fizer um gol, o organismo libera outras substâncias que bloqueiam essa endorfina, causando então a sensação contrária, de tristeza e raiva.

Nenhum comentário: