São Paulo -  Se o coração já bate em contagem regressiva é bom não descuidar, durante toda a partida, do músculo involuntário mais importante do organismo.

Torcedor não deve descuidar do coração
A mistura de tensão, bebida alcoólica e os petiscos típicos do cardápio em dias de jogos (amendoins, salgadinhos, frituras e churrascos), pode se tornar a principal adversária da torcida, em especial dos cardíacos, diabéticos, estressados e sedentários (mais da metade dos moradores do Brasil, é bom lembrar).
O alerta é tão importante que no País, os corações brasileiros foram monitorados durante toda a Copa do Mundo de Futebol, que aconteceu em 2010. A Sociedade Brasileira de Cardiologia convocou 11 hospitais nacionais – os principais na área de cardiologia – a registrar e catalogar os pacientes que chegaram infartados durante as partidas de futebol e logo após os jogos. Os resultados ainda não foram tabulados
Na Alemanha, na Copa em 2006, um estudo local mostrou que o principal campeonato mundial impulsionou os casos de infarto.
Para evitar que o coração sofra durante o campeonato, o Departamento de Nutrição da Sociedade Paulista de Cardiologia (Socesp) deu dicas de um cardápio saudável, apetitoso e divertido para o jogo. Um só dia pode ser suficiente para o coração não aguentar a pressão.
 
O cardápio para o coração do torcedor
Foto: Reprodução Internet


















O que beber
Bebida alcoólica em doses exageradas sempre pode fazer mal. O vinho pode ser uma opção “mais protetora” ao coração – quando comparado à cerveja – mas não adianta achar que a troca dá passe livre para o “porre”. Uma sugestão bem nutritiva é aproveitar duas frutas da época, a tangerina (mexerica) e a acerola, que rendem sucos coloridos, energéticos e que podem ser servidos para todos, inclusive idosos e crianças.
O que servir de aperitivo
A receita está na ponta da língua: abuse das castanhas (do Pará e de Caju) e das amêndoas. São opções calóricas porém mais saudáveis do que os amendoins e salgadinhos cheios de condimentos. Ss castanhas são ricas em ômega 3 e benéficas ao sistema cardiovascular.
Foto: Reprodução Internet
O prato principal
Churrasco tende ser a principal pedida dos dias de jogos. Além de carnes mais saudáveis, a especialista em nutrição cardíaca lembra de uma opção que pode deixar o menu bem mais precioso à saúde. O salmão, preparado na churrasqueira, é um ótimo amigo do coração. E para dar um toque charmoso, a orientação é agregar a abobrinha e o milho nos preparativos do churrasco. Colocados na grelha eles demoram pouco tempo para ficarem prontos e além disso têm a coloração verde e amarela. 
Outros petiscos
Se a preferência for por lanches os sanduíches feitos com pão integral, queijo branco, peito de peru e, para variar os sabores, altere as verduras verdes – escarola, rúcula, alface e pepino. Outras ideias protetoras do coração para os lanches são as sardinhas e, mais uma vez, o salmão.”