7.03.2012

Beber muito café reduz a chance de sucesso da fertilização "in vtro



Beber mais de cinco xícaras de café por dia por reduzir chances de sucesso no tratamento de gravidez in vitro
Foto: Divulgação
Beber mais de cinco xícaras de café por dia por reduzir chances de sucesso no tratamento de gravidez in vitroDIVULGAÇÃO
Mulheres que bebem cinco ou mais xícaras de café por dia reduzem drasticamente suas chances de sucesso no tratamento de fertilização in vitro. Os resultados mostraram que nestes casos houve redução da taxa de gravidez clínica em 50% e da taxa de nascidos vivos em 40%. O estudo foi apresentado, nesta terça-feira, na reunião anual da Sociedade Europeia da Reprodução Humana e Embriologia pelo Dr. Kesmodel Schiøler Ulrik, da Clínica de Fertilidade do Hospital Universitário Aarhus, na Dinamarca.
— Embora não tenhamos ficado surpresos com o resultado de que o consumo de café afete as taxas de gravidez em fertilização in vitro, fomos surpreendidos com a magnitude do efeito — disse Kesmodel.
Na conclusão, os autores compararam o efeito adverso de cinco xícaras de café “aos efeitos nocivos do tabagismo”. Vários estudos recentes têm indicado que o fumo tem um efeito desfavorável à fertilização in vitro.
A relação entre cafeína e fertilidade também tem sido estudada com frequência e tem apresentado resultados contraditórios. Alguns estudos descobriram um aumento da incidência de aborto espontâneo em pessoas que bebem café. Por outro lado, um artigo da “Cochrane Database of Systematic Reviews” de 2009 mostrou que não havia evidências suficientes para confirmar ou negar que a cafeína tinha relação com o resultado do tratamento de gravidez. Já um estudo muito citado a partir de 2004 evidenciou que o tempo para engravidar foi significativamente prolongado em mulheres que consumiam mais de seis xícaras por dia de café ou chá ou ainda quando o parceiro masculino consumia mais de 20 doses de álcool por semana.
Este estudo dinamarquês acompanhou 3.959 mulheres, que responderam sobre o consumo de café logo no início do tratamento (e no início de cada ciclo subsequente). Nenhum efeito foi observado quando os pacientes relataram o consumo de menos de cinco xícaras de café.
— Há evidência limitada sobre o café na literatura. Por isso, não gostaria de preocupar pacientes de fertilização desnecessariamente — disse o Dr. Kesmodel. — Mesmo assim, com base em nossos resultados e as evidências que temos sobre o consumo de café durante a gravidez, as mulheres não deveriam beber mais do que cinco xícaras de café por dia quando estão em tratamento.


 

Nenhum comentário: