7.15.2013

DICAS PARA MALHAR NO FRIO E MANTER A SAÚDE

Dicas para malhar no frio e manter a saúde

Pode parecer bobagem, mas as baixas temperaturas acabam tirando todo o nosso pique de enfrentar a academia.

Durante o frio, malhar ou não malhar? Esta é a dúvida que não sai de nossas cabeças e que nos puxa, a cada minuto, para debaixo do edredom. Mas, vamos combinar que, não importa a temperatura, o nosso corpo só entra em forma com uma boa alimentação e uma disciplina de exercícios físicos.

Mas, nem pense que a decisão de se manter em forma se resume a sair de casa e ir à academia sem receio e com muita vontade. Com as temperaturas baixas, o cuidado com a nossa saúde deve ser ainda maior. 

Segundo o ortopedista especialista em Medicina Esportiva do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Rogério Teixeira, o cuidado com a hidratação é um dos fatores mais importantes.

“A hidratação deve ser iniciada antes da prática esportiva. No frio, temos o agravante de sentir menos sede, o que pode fazer com que não se tenha uma ideia adequada do estado hídrico. Atletas que não se encontram hidratados em climas frios sofrem com câimbras”, afirma.

Atenção especial também deve ser dada à alimentação, com uma ingestão rica em carboidratos (como massas, batata e arroz), pois esta é a fonte principal de energia.

Teixeira lembra que quando o clima está frio, o mais óbvio é não descuidarmos do agasalho, mesmo que a sensação térmica seja de que está quente. O que pode ocorrer com a diminuição da temperatura é a hipotermia, que é a diminuição da temperatura central do corpo. As partes do corpo que mais sofrem com o frio são mãos, pés e cabeça. 

“Saia de casa agasalhado e só tire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo”, ressalta. As lesões específicas mais frequentes em decorrência dos climas frios são a hipotermia e as lesões das extremidades. Segundo o especialista, um problema frequente e subestimado é o broncoespasmo induzido pelo frio. 

“Pode-se sentir falta de ar súbita, podendo causar riscos graves a saúde. Geralmente sente-se dificuldade para respirar, chiado no peito, falta de ar e pode até sentir dor no tórax, sendo esse quadro mais frequente em climas frios e secos. Este quadro pode diminuir a função pulmonar e fazer com que prejudique o rendimento esportivo”, afirma.

Lesões ortopédicas também podem ocorrer, como as lesões musculares, principalmente se o aquecimento e o alongamento não foram feitos de forma adequada.

Nenhum comentário: