7.14.2013

EJACULAÇÃO PRECOCE

Ejaculação precoce é um assunto que precisa ser debatido

Apesar da vergonha que os homens sentem, é preciso falar mais sobre a ejaculação precoce!

Só de falar sobre o assunto, eles já se sentem envergonhados. Você já escutou algum homem assumindo que sofre de ejaculação precoce? Como eles misturam o problema com a virilidade masculina, é impossível se sentir seguro para abrir questionamentos.
E o que poucos sabem é que a ejaculação Precoce (EP) é clinicamente definida como a ejaculação persistente e decorrente do mínimo estímulo sexual antes, durante ou quase imediatamente após a penetração. Em termos comuns, pode ser descrita como a incapacidade de controle da ejaculação: o homem pode ejacular anteriormente ao que gostaria, antes que tenha satisfeito seu par ou ainda antes da penetração.
Para o urologista Dr. Sergio Pacheco de Carvalho, um dos responsáveis pelo corpo clínico e técnico do Boston Medical Group(SP). A ejaculação é um problema médico muito comum, causado e perpetuado essencialmente por fatores físicos, psicológicos e habituais. Os fatores psicológicos são caracterizados pela ansiedade, depressão, tensão e nervosismo que o homem sente na hora das relações, seja por se tratar de um novo encontro sexual ou por falhas em casos anteriores e medo do mesmo ocorrer novamente.
Já uma porcentagem significativa dos pacientes sofre de ejaculação precoce por conta de um fator físico. Estes possuem uma glande - ou cabeça do pênis - muito sensível. Como a ejaculação se produz por meio da estimulação dessa região, os homens que têm muita sensibilidade ejaculam com pouquíssimo estímulo. 
Outro fator causador da Ejaculação Precoce é a falta de conhecimento sobre o controle ejaculatório. Neste caso, o homem aprendeu a ejacular com pouca estimulação sexual e isto se transformou em um hábito que se repete constantemente em seus encontros sexuais. Como consequência, há a dificuldade de continuação do ato sexual durante tempo suficiente para satisfazer seu par, impossibilitando assim a capacidade de desfrutar de uma vida sexual plena. Isso pode afetar a autoestima e a sociabilidade do homem, inclusive fazendo com que ele chegue a evitar os encontros sexuais. 
Apesar dos impactos psicológicos e sociais muitas vezes serem profundos, a questão é sub-reconhecida, subtratada e tem provocado grandes problemas psicológicos e desarmonia nos relacionamentos.
Tipos de ejaculação precoce
A Ejaculação Precoce pode ser dividida em dois tipos: Primária e Secundária. A Ejaculação Precoce Primária é a mais comum e ocorre ao longo de toda a vida sexual do homem, que nunca conseguiu controlá-la em suas relações. 
A Ejaculação Precoce Secundária é aquela que aparece em um momento posterior da vida do homem, que anteriormente não apresentava nenhum problema relacionado à ereção. Isto normalmente está associado à Disfunção Erétil e o tratamento de um problema ajudaria a melhorar os sintomas do outro. 
“Os pacientes que sofrem de Ejaculação Precoce durante um período de tempo prolongado têm uma tendência maior em desenvolver problemas de ereção, quando comparados àqueles que podem controlar sua ejaculação”, pondera o urologista.
No tratamento da Ejaculação Precoce, uma alternativa é manter a ereção por um tempo significativamente maior, mesmo após a ejaculação. Com o encontro sexual prolongado, a pessoa aprenderá a se acostumar com a sensação de uma experiência sexual de maior duração e gradualmente se tornará menos sensível. 
Como qualquer comportamento aprendido, quando o novo hábito estiver formado, o corpo aprenderá a reagir ao estímulo sexual de uma maneira controlada e confiável. O homem aprende a controlar sua ejaculação da mesma forma que aprende a controlar a sua bexiga quando é pequeno: uma vez aprendido, dificilmente esquecerá como fazê-lo.
“Estudos recentes mostram que um em cada três homens sexualmente ativos é afetado pela Ejaculação Precoce. Embora não seja um problema grave ou uma enfermidade, independentemente da causa, é pouco provável que esta se cure espontaneamente sem a ajuda de um especialista, pelo contrário, pode se converter em um problema crônico”,

SAIBA AINDA:

O que é Ejaculação precoce?


A ejaculação precoce ocorre quando um homem tem um orgasmo mais cedo do que ele ou a parceira desejariam durante a relação sexual.

Causas

A ejaculação precoce é uma queixa comum. Raramente, é causada por um problema físico.
Adam Ilusração do sistema reprodutivo masculino
A ejaculação precoce no começo de um relacionamento normalmente é causada por ansiedade e excesso de estímulo. Culpa e outros fatores psicológicos também podem estar envolvidos. O problema normalmente melhora sem tratamento.

Exames

Normalmente, não há descobertas anormais com o problema. O médico pode obter informações mais úteis entrevistando a pessoa ou o casal.

Sintomas de Ejaculação precoce

O homem ejacula mais cedo do que ele ou sua parceira desejariam (prematuramente). Isso pode ocorrer desde antes da penetração até logo após a penetração. Essa rapidez pode deixar o casal insatisfeito.

Buscando ajuda médica

Marque uma consulta com seu médico se estiver tendo problemas com a ejaculação precoce e se técnicas como as descritas acima não funcionarem.

Tratamento de Ejaculação precoce

Prática e relaxamento devem ajudá-lo a lidar com o problema. Alguns homens tentam se distrair com pensamentos não sexuais (como nomes de jogadores de futebol e recordes) para evitar que a excitação ocorra muito rápido.
Há muitas técnicas úteis que você pode tentar.
O método "parar e começar":
  • Essa técnica consiste em estimular sexualmente o homem até que ele sinta que está quase atingindo o orgasmo. Pare a estimulação por cerca de 30 segundos e comece novamente. Repita esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.
O método do "aperto":
  • A técnica consiste em estimular sexualmente o homem até que ele reconheça que está quase ejaculando. Nesse momento, o homem ou sua parceira aperta suavemente a parte final do pênis (onde a glande se encontra com o eixo) por vários segundos. Pare a estimulação sexual por cerca de 30 segundos e comece novamente. A pessoa ou o casal pode repetir esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.
Antidepressivos, como o Prozac e outros inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs), podem ser úteis porque um de seus efeitos colaterais é prolongar o tempo necessário para chegar à ejaculação.
Você pode aplicar uma pomada anestésica local no pênis para reduzir o estímulo. A diminuição da sensibilidade no pênis pode retardar a ejaculação. Usar preservativos também pode ter esse efeito em alguns homens.
Se essas técnicas de distração causarem dificuldades para manter a ereção, os medicamentos usados para a disfunção erétil podem ajudar.
A avaliação feita por um terapeuta sexual, psicólogo ou psiquiatra pode ajudar alguns casais.

Expectativas

Na maioria dos casos, o homem consegue aprender a controlar a ejaculação através de instrução e praticando as técnicas simples aqui descritas. A ejaculação precoce crônica pode ser um sinal de ansiedade ou depressão. Um psiquiatra ou psicólogo pode ajudar a tratar esses problemas.

Complicações possíveis

  • A ejaculação muito precoce, antes que o homem consiga penetrar na vagina, pode impedir um casal de ter filhos.
  • A falta de controle contínua da ejaculação pode fazer com que um dos parceiros ou ambos se sintam sexualmente insatisfeitos. Pode levar a uma tensão sexual ou conflito no relacionamento.


Prevenção



Não existe nenhuma maneira de prevenir esse distúrbio. No entanto, relaxar pode diminuir a probabilidade de ocorrência. 


Saiba mais


Ejaculação precoce atinge 40% dos homens, mas pode ser curada

Natural na puberdade, o problema pode ser tratado com remédios e terapias


A Ejaculação Precoce ou Prematura (EP) é responsável por 40% das queixas encontradas em consultório de terapeutas sexuais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que um em cada quatro brasileiros sofram do problema, que se caracteriza quando o homem não consegue controlar a ejaculação. "Às vezes, o pênis nem chega a enrijecer, somente o movimento de aproximação e o toque do lençol já são suficientes para que termine o que deveria ser muito bom e prazeroso. Por vezes, o homem mantém a ereção por alguns minutos, começa a penetrar, mas logo ejacula, ficando insatisfeito e deixando a parceira na mesma situação, explica Archimedes Nardozza , presidente da Sociedade Brasileira de Urologia e médico do Hospital São Luis". 
Ejaculação precoce

Comum na juventude, em encontros com parceiros novos ou após algum tempo de abstinência, ela se torna doença quando se estende pela maturidade comprometendo a vida sexual do homem na maioria, senão em todas relações sexuais que pratica. Com mais de 80% dos casos com origem emocional, o transtorno sexual tem cura e requer atenção redobrada já que pode desencadear males como a disfunção erétil e a depressão, além de prejudicar a vida sexual do casal. 

O que é ejaculação?
Do ponto de vista do funcionamento físico, segundo Archimedes, a ejaculação acontece em dois estágios. No primeiro (que pode ser controlado), há a expulsão efetiva do sêmen dos órgãos acessórios de reprodução - próstata, vesícula seminal e canal ejaculatório - para a uretra. No segundo estágio, há a progressão desse líquido por toda a extensão da uretra até o meato uretral, que é o orifício na cabeça do pênis por onde sai a urina.  

Como detectar a ejaculação precoce?
Não há uma duração considerada ideal para medir o momento certo da ejaculação, já que o que conta é a satisfação do casal durante o sexo. "Não existe um tempo específico antes de ejacular para definir esse problema sexual. Costuma-se seguir um padrão de cinco minutos após a penetração ou, antes que ela ocorra, para identificar o problema. Mas a definição está tanto na sua percepção quanto na do parceiro de que a ejaculação foi mais rápida do que o esperado", explica o especialista em saúde masculina Érico Roldave. "Sentimentos de culpa e ansiedade se tornam uma constante quando o problema é crônico e isso pode trazer dificuldades maiores como a disfunção erétil (impotência) e a perda de intimidade no casal", continua Érico.  
"A principal causa da ejaculação precoce é o desequilíbrio emocional do homem".

Quais são as causas da ejaculação precoce?
Para o especialista em saúde masculina, Archimedes, a principal causa da ejaculação precoce é o desequilíbrio emocional do homem, seja por insegurança, por cansaço ou até por alguma decepção ou mágoa da parceira. "O homem tem muito medo de falhar e ter sua masculinidade colocada à prova ou de não corresponder às expectativas e isso só agrava a situação na hora da relação sexual", explica ele. "Outro fator bastante relevante é o nível de intimidade e de afeto que o homem mantém com sua parceira. Se for um relacionamento conturbado, certamente ele terá seu desempenho afetado." 
Ejaculação precoce

Outras causas
-Coito rápido: relação sexual rápida após a penetração.

-Prostite aguda: "é uma inflamação na glande, base da cabeça do pênis, que ocasiona uma maior sensibilidade no pênis provocando a ejaculação precoce", explica Érico.

- Falta de desejo: "problemas conjugais podem fazer com que o homem perca o interesse pela parceira e isso acelera a ejaculação, que deveria ocorrer por prazer e não por falta de apetite sexual ou outros problemas", explica Archimedes.  

Tratamento
Existe tratamento tanto medicamentoso quanto psicoterápico. Os medicamentos devem ser prescritos por um especialista. Existe uma ampla gama de medicações que tem como efeito colateral o retardo do tempo de ejaculação. Tais drogas devem ser ministradas somente mediante prescrição médica criteriosa, pois possuem vários outros efeitos no organismo.

Alguns deles, por exemplo, os antidepressivos tricíclicos, são contra-indicados para as pessoas com problemas de ritmo cardíaco. Já no que diz respeito à saúde emocional, a sugestão de Archimedes é a reorientação e reeducação do homem ou do casal quanto à função sexual normal.

"É importante entender se de fato há um caso de ejaculação precoce ou o homem acredita que tem o problema", explica ele. "Muitas vezes o desempenho do homem está normal, mas ele acha que não está satisfazendo a parceira e daí entra em pânico. É falta de informação e de diálogo".

Outras opções de tratamento são as técnicas de distração, compressão e stop-start. O objetivo destes tratamentos é fazer o homem tomar consciência do momento que antecede o primeiro estágio da ejaculação, para que ele possa controlar quando deseja ejacular, evitando a frustração. "Elas ajudam, mas se o problema for emocional, caso as motivações sejam físicas, só amenizarão o problema", explica Érico. 

Técnica de distração
De acordo com esta técnica, durante o ato sexual, o homem é orientado a fixar o pensamento em alguma situação que o desligue do sexo, geralmente algo desagradável como contas a pagar, uma lembrança triste ou em alguma mulher que não o atrai. Assim que perceba que a ereção está se desfazendo, volta a se fixar na parceira. Ele deve usar esta técnica para poder prolongar o tempo de penetração antes da ejaculação.

Técnica de compressã
o
O homem deve comprimir a base da cabeça do pênis por 4 a 5 segundos imediatamente após a primeira sensação de maior excitação. "Fazendo esse movimento, ele dificulta a entrada de sangue no pênis e retarda um pouco a ejaculação", diz Archimedes.

Técnica stop-start

O homem é orientado a ficar na posição superior à parceira para poder ter controle do movimento sexual. Deve iniciar a penetração e parar completamente os movimentos, quando estiver próximo ao momento de maior excitação.  


Ejaculação precoce desaparece com uma conversa franca

Tomar remédio nem sempre é preciso, veja se este é seu caso


O assunto é tabu entre os homens. A maioria prefere arranjar desculpas a procurar um médico ou assumir que tem algo errado junto à parceira. Mas perder o sono por causa de ejaculação precoce, hoje em dia, é só mesmo para quem gosta de sofrer. O problema, na maioria dos casos, é de solução simples , afirma o médico Omar Nayef Fakhouri, da Sociedade Brasileira de Urologia. Há pacientes que melhoram só de confessar que estão passando por uma fase difícil. A pressão emocional diminui e, com isso, a satisfação sexual aumenta , afirma o especialista. (Câncer de próstata chega sem dar sinais e exige atenção)E nem esquente com inconvenientes repentinos. Isso é normal e acontece com, praticamente, todos os casais. O que não significa, entretanto, que você vai ignorá-lo. Numa entrevista direta e sem rodeios, o doutor Omar mostrar como diferenciar um caso médico de um problema passageiro e dá todas as dicas para quem quer se livrar de crises desnecessárias. (Camisinha, sim. Mas qual?)

Ejaculação precoce é sintoma de alguma doença? Nem sempre. Em alguns casos de impotência (seja ela orgânica, psicológica ou mista), o primeiro sintoma pode ser o aparecimento de ejaculação precoce. No entanto, a maior causa da ejaculação precoce está associada a fatores psicológicos, como ansiedade, depressão e insegurança. (Não deixe a impotência te derrubar)
Mas quando ela é sinal de um problema, então? Em alguns casos, o homem pode (conscientemente ou não) evitar relacionamentos ou mesmo evitar a parceira, por medo ou insegurança de ocorrer a ejaculação precoce. Aí temos um problema. A satisfação sexual do casal acaba comprometida e o pior é que, muitas vezes, o casal passa ignorar a situação. Isto gera também a perda do envolvimento e pode levar a um grande desajuste conjugal.

E se o casal procura ajuda, isso tende a melhorar enquanto o problema não é resolvido? Sem dúvida. Muitas vezes só a ida ao médico já traz mais tranqüilidade ao casal, que lida mais fácil com a situação.

De que forma o mau humor desencadeia reações que dificultam a ereção? Os problemas emocionais estão por trás da maioria dos casos de ejaculação precoce e disfunção erétil. A ansiedade causa alterações nos neurotransmissores que facilitam ou inibem a ereção (os facilitadores são dopamina, oxitocina e acetilcolina, dentre outros, enquanto os inibidores atendem por epinefrina, norepinefrina, prolactina e ácido gama amino butírico). Para que essa relação ocorra de forma equilibrada, levando à ereção, é necessário um certo grau de relaxamento físico e psicológico. Outros fatores como depressão, mau humor, sentimentos de culpa , baixa auto-estima e a própria forma do homem encarar e lidar com a sexualidade podem influenciar fortemente, na ejaculação precoce e no próprio desempenho na cama.

Os remédios para ereção melhoram o problema?
Muito pouco. O uso dos medicamentos para ereção, como o próprio nome já diz, são eficazes em iniciar e potencializar as ereções. Nos casos em que a ejaculação precoce é conseqüência de problemas de ereção, estes medicamentos seriam eficazes. Mas os problemas emocionais são a principal a causa de ejaculação precoce. E, nessas situações, esses remédios promovem ereções às vezes sem prazer e dolorosas. Nos casos extremos, entretanto, eles são utilizados como auxiliares ao tratamento e para motivar um pouco mais o paciente. Mais, ressalto, em situações extremas, nada de rotina! (Homem também passa por menopausa)

O problema tem idade para acontecer? O problema pode aparecer em qualquer idade e em qualquer fase da vida. Depende mais da incidência de fatores psicológicos. Mas as causas emocionais tendem a aparecer mais no adulto jovem, enquanto os problemas biológicos são mais recorrentes no adulto mais velho. Mas todas as faixas etárias estão sujeitas a fatores biológicos e emocionais.

Como a mulher pode ajudar o homem a vencer essa fase? Pressionar exerce que efeitos? Antes de tudo, a mulher deve tentar abordar o parceiro com um diálogo franco e sincero (e muita paciência!). Em muitos casos, a parceira pode acreditar que o parceiro não tem mais desejo por ela ou, pior, que ele tem outra. Isso pode gerar um grande desgaste conjugal, principalmente se o homem ficar retraído e não aceitar a condição em que ele se apresenta (daí a necessidade de muita paciência!). Infelizmente muitos homens não reconhecem o problema, acham que a masculinidade está em jogo e, por isso, protelam a busca de um especialista.

Mas não dá para a mulher simplesmente esperar o parceiro a se decidir. Como ela deve agir? A pressão pode piorar a situação. Mas, se conduzida para auxiliar o tratamento, é benéfica. A mulher deve acompanhar o paciente em algumas consultas (não necessariamente em todas). Ela deve pressionar, sim, no sentido de se dispor a ajudar no tratamento, motivando e incentivando o parceiro, e não simplesmente cobrar sucesso.

E o desempenho sexual da mulher pode atrapalhar de alguma forma? Sim. Em alguns casos, transtornos sexuais da parceira podem piorar, agravar ou dificultar o tratamento do homem mulheres que não conseguem atingir o orgasmo, por exemplo. Nessas situações, é necessário que ela também seja tratada.

Como é o tratamento?
O primeiro passo é o homem se conscientizar que deve buscar ajuda de um urologista. O médico, inicialmente, pesquisa a história clínica do paciente. Fazemos perguntas de um modo geral, incluindo a sua saúde psicológica, hábitos e a vida sexual completa: medos e ansiedades relacionados a ela, o início dos sintomas, distúrbios de ereção, rupturas e relacionamentos problemáticos. Nem sempre dá para colher todas as informações numa única consulta, por inibição do próprio paciente. Mas é importante obter o histórico completo, porque a partir dele o urologista já tem pistas das hipóteses diagnósticas. Além do exame físico habitual, o urologista deve solicitar exames de rotina, mesmo com as hipóteses já formuladas. Os casos de impotência devem ser tratados com as medicações adequadas. O uso de drogas para ereções seja via oral, injetável (no pênis) ou hormônios é indicado apenas quando há diagnóstico de impotência.

A terapia só traz efeitos nos casos de fundo emocional?A terapia psicológica direcionada é muito importante em todos os casos, principalmente para o entendimento das reações de ansiedade. A terapia comportamental, com técnicas para retardar o momento da ejaculação, também é eficaz. Os medicamentos que retardam a ejaculação devem ser utilizados apenas como auxiliar ao tratamento, já que os resultados esperados são temporários, e nem sempre eficazes. Isso sem contar alguns efeitos colaterais, como sono e irritabilidade. (Troque a terapia pela academia em casal)
E em quanto tempo é possível reverter o problema? O tempo de tratamento varia conforme cada caso e conforme cada pessoa em particular. Muitas vezes, só o fato do casal compreender o que está ocorrendo já é o suficiente para uma melhora completa ou quase completa. Quando o homem nunca tinha tido ejaculação precoce e, de repente, começa a ter é mais rápido tratar. Isso porque pacientes que sempre tiveram o problema demandam sessões de a terapia comportamental, com técnicas e exercícios para prolongar a ejaculação, além de medicações específicas, mesmo que temporárias.


Saiba mais:


Um comentário:

Pedro disse...

Bom artigo.