7.12.2013

O que colocar na nécessaire

Saiba o que levar na nécessaire e como limpar os itens de maquiagem


Escova de dentes, de cabelo e make-up devem ficar em locais separados.
Pincéis e esponjas precisam ser limpos a cada 15 dias, destacam médicas.



Do G1, em São Paulo

Comente agora

Dizem que bolsa de mulher tem de tudo, incluindo itens necessários e dispensáveis. No primeiro grupo, encaixa-se a nécessaire, que muitas vezes transporta maquiagem, pasta e escova de dentes, fio dental, escova de cabelo, protetor solar e vários outros produtos cosméticos.
Segundo as dermatologistas Márcia Purceli e Denise Steiner, a nécessaire “perfeita” pode conter tudo isso, mas deve ter divisórias, ser forrada com plástico e lavável – ou, pelo menos, fácil de limpar. Quando o recipiente não é higienizado, há um acúmulo de fungos e bactérias, que gostam de lugares quentes, úmidos e escuros e se alimentam dos restos de pele depositados ali dentro.

Além disso, a escova de dentes precisa estar à parte, com a região das cerdas protegida, e longe da escova de cabelo. Outras dicas são: não pôr dinheiro, bala ou remédio na nécessaire, não deixá-la sob o sol, para não estragar a maquiagem, e fazer uma “vistoria” e uma limpeza todo mês.
Para higienizar pincéis de maquiagem, o que é recomendado a cada 15 dias, use uma vasilha com água e xampu de bebê. Na hora de secá-los, direcione um secador de cabelo morno, sempre no sentido das cerdas e com o aparelho distante, ou deixe os pincéis secarem naturalmente, em um copo com a ponta virada para cima – uma noite é suficiente.
Já as esponjas de maquiagem devem ser limpas ou, de preferência, trocadas a cada 15 dias. Isso porque elas não secam, estão sempre úmidas e, por isso, acumulam mais fungos. Uma dica é comprar esponjas quadradas ou cúbicas e usar cada lado de uma vez, até jogá-las fora.
As médicas explicaram que não se deve guardar os pincéis de maquiagem no banheiro, pois a umidade é capaz de danificá-los. O quarto é o local ideal, pois lá os produtos ficam mais arejados.
É importante não compartilhar pincéis, esponjas, batons, rímeis e outros objetos de maquiagem que tenham contato direto com a pele, para evitar a transmissão de doenças como herpes, hepatite, foliculite, conjuntivite e terçol.
Isso porque esses utensílios podem entrar em contato com o sangue, se houver alguma feridinha, e servir de meio de transporte de vírus, bactérias e fungos. Se quiser emprestar um lápis, aponte-o antes de usar.
Protetor labial
A dermatologista Márcia Purceli também destacou a importância de passar protetor labial no inverno, pois o frio e o vento ressecam muito a boca. Além disso, a região tem pouca queratina, proteína que faz uma camada protetora.

Se os lábios já estiverem muito ressecados, é possível aplicar uma pomada cicatrizante, de preferência à noite. Algumas gotinhas de óleo de amêndoa também ajudam. E as mulheres têm, ainda, a opção do batom.
Escova de cabelo
Uma escova de cabelo suja pode facilitar a transmissão de piolhos e outros problemas.

Para que isso não ocorra, remova com a mão o cabelo acumulado na escova, deixe-a de molho com um pouco de água e xampu infantil (neutro) e seque-a em cima de uma toalha, de um dia para o outro, ou ao sol.
Esponjas de banho e esfoliação
Para Márcia Purceli, usar uma esponja de banho sozinha não tem nenhum efeito e pode até fazer mal para a pele. O produto só é bem-vindo quando fazemos uma esfoliação, porque causa atrito e remove uma grande quantidade de células da camada córnea (parte mais externa da pele).

O importante, na esfoliação, é usar um sabonete adequado (com microesferas). Quanto mais fina for a "areia", melhor o esfoliante. Depois, é preciso aplicar um hidratante.
Após usar a esponja, o ideal é deixá-la ao sol para secar. Isso porque ela pode transmitir doenças como dermatites (inflamações na pele) e furúnculos.
  •  
Maquiagem (Foto: Arte/G1)
 

Nenhum comentário: