7.12.2013

Desatando os procedimentos médicos

Conselho de Medicina vai lutar para derrubar os vetos ao Ato Médico

Cortes de Dilma liberaram alguns procedimentos para outros profissionais.

Nesta quinta, Dilma sancionou a lei que define o exercício da medicina no país, o chamado Ato Médico, com veto a pontos que causaram polêmica com outras categorias profissionais, como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, farmaceuticos, psicólogos  etc. A aprovação da lei foi publicada nesta quinta no Diário Oficial da União.
O quarto artigo da lei, que define as atividades que são exclusivas aos médicos, teve nove pontos vetados. Um dos trechos mais polêmicos, que definia ser privativo aos médicos a formulação do diagnóstico e a respectiva prescrição terapêutica, foi suprimido pela presidenta. Na prática, esses procedimentos permanecem liberados para outros profissionais da saúde, como enfermeiros, nutricionistas, dentistas, fisioterapeuta . (veja aqui todas as mudanças).

 Os médicos sabem muito é fazer greve. "Há uma ansiedade muito grande dos médicos em fazer greve",Eles não estão nem ai para a população que fica desassistida.
"Greve penaliza quem já é penalizado pela desassistência."

 Prontuário médico de um grande hospital:  "SE TIVER FEBRE DAR LEXOTAN AO PACIENTE"
  • Projeto de lei preconceituoso, ganancioso e parcial. Assim como infelizmente ha muitos profissionais de outras áreas da saúde que não sabem diagnosticar uma patologia ou encaminha-lo a um médico quando necessário, há tambem muitos médicos que não sabem prescrever tratamentos, pois não tem no seu dia a dia uma vivencia como outros profissionais tem. Infelizmente há muito mais médicos do que outros profissionais da saúde para representar suas respectivas categorias. Aliás tem muita gente aqui mau informada sobre o assunto. A prescrição de medicamentos continua sendo de exclusividade de médicos.

Nenhum comentário: