7.13.2013

Anvisa suspende chá e remédios fitoterápicos emagrecedores

Três produtos, desenvolvidos por duas empresas distintas, foram afetados.
Falta de registro e presença de substâncias não autorizadas foram motivos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de um chá e de dois produtos emagrecedores nesta sexta-feira (12). O chá misto solúvel Funchinane, da empresa Naturelife, foi suspenso pela constatação da presença de substâncias que não são permitidas em chás: maltodextrina, sucralose e dióxido de silício.
A empresa afirmou, em nota, que "vai atender a determinação da Anvisa e todas as medidas legais serão adotadas com base na legislação vigente".
Já os medicamentos emagrecedores Bio Waist Spirulina em cápsulas e Bio Waist QS – Quitosana e Spirulina em cápsulas, da empresa La Mata Laboratório Botânico Ltda, foram suspensos por não terem registro na Anvisa.
Segundo a empresa La Mata, que trabalha com fitoterápicos, “devido ao fato de as exigências da Anvisa serem grandes com relação a medicamentos dessa área, a empresa vai voltar para o segmento de alimentos e está se adequando para obter o  registro dos produtos como suplementos alimentares”.
Recentemente, a Anvisa iniciou uma discussão para definir mudanças no registro de fitoterápicos. Em maio, abriu uma consulta pública para atualizar uma lista de fitoterápicos que poderão ter um registro simplificado. A proposta inclui uma diferenciação entre produtos que tiveram sua eficácia comprovada por testes clínicos e produtos tradicionais. A consulta fica aberta até o dia 22 de julho.

Nenhum comentário: